ABORTO LEGAL

SUS realizou um aborto legal por semana em meninas de até 14 anos em 2022

Assunto voltou a ser discutido após o caso da menina de onze anos vítima de estupro que engravidou e foi impedida de fazer aborto pela juíza Joana Ribeiro Zimmer

A juíza juíza Joana Ribeiro Zimmer.Créditos: Reprodução/AMC
Escrito en SAÚDE el

Até o mês de abril, 15 garotas com até 14 anos conseguiram fazer a interrupção da gravidez pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil em 2022, ou seja, uma por semana. O aborto legal no país é permitido em três casos: quando a gestação representa risco para a vida da mulher; após estupro/violência sexual; e em situações de feto anencéfalo.

Os dados são do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS) e foram obtidos pelo Metrópoles por meio do Datasus. No mesmo período de 2021, foram 45 abortos legais realizados em meninas de até 14 anos; em 2020, 30.

Joana Zimmer

O assunto voltou a ser discutido no país após o caso da menina de onze anos que engravidou após ser vítima de estupro em Santa Catarina e foi impedida de fazer aborto pela juíza Joana Ribeiro Zimmer (foto).

Três procedimentos foram realizados em São Paulo; Minas Gerais e Pará computaram dois, cada. Os estados de Roraima, Amapá, Rondônia, Ceará, Bahia, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul registraram, cada, um caso de aborto legal em crianças de até 14 anos.

Com informações do Metrópoles

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar