“SEGREDOS E CRIMES DE JIMMY SAVILE”

Jimmy Savile: chega à Netflix a série mais repugnante que você não pode deixar de ver

Documentário conta a história do DJ inglês amigo da Família Real que, depois de morto, foi denunciado por abuso sexual de mais de 500 crianças

Jimmy Savile.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en OPINIÃO el

A minissérie que acaba de estrear na Netflix, “Segredos e Crimes de Jimmy Savile”, de Rowan Deacon, talvez seja uma das coisas mais desagradáveis e repugnantes que o espectador vai assistir na vida, mas, mesmo assim, merece ser vista de ponta a ponta.

A minissérie, de apenas uma temporada de dois episódios, conta a história do DJ e celebridade inglesa Jimmy Savile, uma das pessoas mais famosas do país, amigo, confidente e conselheiro do Príncipe Charles, íntimo da Lady Diana e indicado por Margareth Thatcher para a Ordem do Império Britânico.

Londres parou em outubro de 2011, para o seu enterro, que mais parecia o de alguém da Família Real. Poucos meses depois, no entanto, começam a pipocar denúncias de abuso sexual infantil em todas as partes do país. Savile fazia benemerência. Arrecadava recursos faraônicos para hospitais, orfanatos, clínicas psiquiátricas entre outros. Ele fazia questão de frequentar os locais que ajudava e em um deles chegou a ter um quarto todo equipado para ficar o tempo que quisesse.

Em todos os estabelecimentos, Jimmy Savile abusou de menores que após a sua morte relataram tudo em detalhes.

Ninguém denunciou nada antes em função do tamanho poder que tinha o personagem enquanto vivo. Praticamente todas as instituições inglesas deram as costas para rumores e algumas denúncias aqui e ali, entre elas a emissora estatal BBC, a política, membros da coroa e por aí afora.

O desenlace da história toda é de uma vergonha tamanha, que até a mesmo a pomposa lápide erguida no Woodlands Cemetery teve que ser retirada e destruída, tanto para evitar a ação de vândalos quanto para que nunca mais ninguém se lembre das palavras inscritas nele.

No início da série aparece o esquisitão Savile pulando de um lado para o outro do estádio de Wembley, em uma pantomina grotesca, para apresentar uma de suas bandas amigas, os Rolling Stones. A série é pródiga em mostrar a histeria que a simples presença dele causava nos fãs, principalmente adolescentes.

Repleta de entrevistas e detalhes sobre a vida do personagem, “Segredos e Crimes de Jimmy Savile” chega a deixar na dúvida o espectador com relação ao seu caráter. Alguns dos entrevistados se negam até hoje a acreditar nas denúncias e chegam a supor que as mais de 500 pessoas abusadas estariam mentindo, tamanho o seu poder de sedução.

A série, muito bem cuidada e narrada, além de resgatar um dos personagens mais repugnantes e relevantes da histórica inglesa contemporânea, tem o mérito de nos revelar uma outra face de um tempo e um lugar que sempre nos foram mostrados como sinônimo de alegria e modernidade.

Assista o trailer abaixo: