O Canal Brasil, em parceria com o Ventre Estúdio, anunciou a produção de uma minissérie documental sobre a primeira torcida gay de futebol que se tem registro no Brasil. Trata-se da Coligay, que surgiu em 1977, momento em que o Brasil ainda vivia sob a Ditadura Militar, e que reunia torcedores homossexuais do Grêmio.
A série será dirigida por Paulo Machline e Rafael e terá como principal fonte de inspiração o livro "Coligay - Tricolor e de Todas as Cores", escrito por Léo Gerchmann e lançado em 2014.
Te podría interesar
"Não conhecíamos a história e nos encantamos. Existiu uma torcida organizada gay nos anos 70 e 80? Em Porto Alegre? E foi abraçada pelo resto da torcida gremista? Ela remete a personagens progressistas, divertidos e apaixonados por futebol, num Brasil que vivia uma ditadura militar", declarou João Queiroz, um dos produtores da série sobre a Coligay, ao site Tela Viva.
Em seguida, Queiroz afirma que, "no meio de tanta repressão e justamente num ambiente predominantemente machista, surge um grupo disposto a desafiar as normas com sua torcida alegre e colorida. E é um sucesso."
Te podría interesar
O documentário, que será exibido no Canal Brasil, tem previsão de estreia para 2025.