CHINA EM FOCO - ESPECIAL CULTURA CHINESA

Esforços da China no avanço da conservação de relíquias culturais

País asiático celebra o Dia do Patrimônio Cultural e Natural com diversas atividades, principalmente, em Chengdu, capital de Sichuan

Créditos: China News - Terraços de Arroz Honghe Hani, uma das relíquias culturais da China
Escrito en GLOBAL el

Eventos sobre o uso de ciência e tecnologia nos esforços de conservação arqueológica e uma exposição sobre a civilização e caracteres chineses foram organizados em Chengdu, capital da província de Sichuan, no sudoeste da China. 

Integram a programação o fórum temático “Proteção e Utilização de Relíquias Culturais e Confiança Cultural e Autoaperfeiçoamento”, o 3º Fórum de Inovação em Ciência e Tecnologia de Relíquias Culturais, a exposição online “Danqing Memories and Watching the Home— Exposição de Arte do Patrimônio Cultural Chinês” e o Patrimônio Cultural da Juventude Nacional.

Além de uma série de atividades, como o concurso de exposição de conhecimento, a exposição temática de "Três Sus na China - os sentimentos da pátria de Sus em Meishan" e a listagem do Sítio Arqueológico Nacional de Qiongyao Parque.

Essa extensa programação faz parte da agenda do Dia do Patrimônio Cultural e Natural, celebrado no último sábado (10), na China. Chengdu foi selecionada como o principal local das celebrações deste ano, com o tema "Fortalecendo a proteção de relíquias culturais, defendendo a confiança cultural e o autoaperfeiçoamento".

Divulgação - Evento em Chengdu no Dia do Patrimônio Cultural e Natural

Na cerimônia de abertura do evento, Li Qun, vice-ministro da Cultura e Turismo e Diretor da Administração Estatal do Patrimônio Cultural, fez um discurso no qual afirmou que:

  • a proteção das relíquias culturais e do patrimônio cultural deve ser fortalecida;
  • as conquistas de relíquias culturais, arqueologia e desenvolvimento de museus devem ser integradas à educação nacional, a uma vida melhor e ao desenvolvimento urbano e rural; e
  • a promoção do plano de divulgação em todas as mídias das relíquias culturais chinesas deve ser feita para mostrar a longa história e herança cultural da civilização chinesa.

Li enfatizou a importância de manter uma mente aberta e promover a inclusão na comunicação transfronteiriça, ao mesmo tempo em que defendeu a confiança cultural do país.

"Por meio da proteção de relíquias culturais, avançaremos ainda mais na Iniciativa Global de Civilização e demonstraremos plenamente a longa história e os ricos legados da civilização chinesa", afirmou.

O vice-ministro da Cultura também apresentou uma lista de localidades chinesas com iniciativas recentes de desenvolvimento relacionados a relíquias culturais na China que cita Pequim, Xangai, Chongqing, Shanxi, Jiangsu, Zhejiang, Sichuan, Yunnan,  Gansu, Qinghai, Liaoning, Fujian, Jiangxi, Shandong, Henan, Hunan, Guangdong e Shaanxi.

A lista inclui o Parque Shougang em Pequim, um local para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, que demonstrou como revitalizar o patrimônio industrial e contribuir para a vida moderna. Menciona também Xangai, onde foram feitas reformas na gestão de relíquias culturais de propriedade privada para facilitar o retorno de artefatos chineses do exterior.

As Terraços de Arroz Hani de Honghe, que são Patrimônio Mundial da Unesco na província de Yunnan, são outro exemplo de vitalização rural, de acordo com a lista.

Durante a cerimônia, 15 indivíduos e 11 organizações, incluindo conservadores de relíquias, voluntários, policiais e bombeiros, foram parabenizados por serem "excelentes guardiões da segurança das relíquias culturais".

Uma exposição de três meses, intitulada 'O Esplendor da Civilização Chinesa na Escrita', também foi inaugurada no Museu de Chengdu no sábado. A exposição traça as origens e a evolução dos caracteres chineses por meio da exibição de 220 relíquias de valor inestimável emprestadas de 40 museus em todo o país, que vão desde ossos de oráculos e peças de bronze inscritas a obras-primas caligráficas.

Com informações da Xinhua