De roupas de jogadores inspiradas em murais budistas a personagens jogáveis de espadachins voadores, as antigas artes e lendas chinesas têm destaque em jogos online populares que apareceram na 19ª Feira Internacional de Indústrias Culturais da China, realizada de 7 a 11 de junho na cidade tecnológica de Shenzhen, no sul da China.
Na feira, a gigante da internet chinesa Tencent apresentou uma aparência de jogador temática de mural, desenvolvida em parceria com a Academia Dunhuang, que foi disponibilizada em seu jogo de sucesso internacional "Arena of Valor".
Te podría interesar
"A 'skin' teve uma excelente resposta dos usuários jovens e permitiu que jogadores de todo o mundo apreciassem e entendessem os murais das Grutas de Mogao em Dunhuang", de acordo com um funcionário do estande da Tencent.
A Tencent não está sozinha na tentativa de tornar a cultura chinesa tradicional uma tendência no mercado global de jogos. A Lilith Games, uma das principais desenvolvedoras de jogos móveis da China, inseriu personagens históricos e fictícios famosos do país em seu jogo "Rise of Kingdoms".
Te podría interesar
Durante apresentação no primeiro Fórum sobre o Fortalecimento Cultural da China, também realizado em Shenzhen, Hu Rui, co-fundador da Lilith Games, disse que seus encantos culturais únicos têm ajudado os jogos chineses a aumentar seu apelo no mercado global.
"Para os desenvolvedores de jogos chineses que visam aumentar sua influência global, o foco está agora na integração da cultura chinesa tradicional", disse Hu.
Crescimento acelerado
De acordo com um relatório divulgado pela Academia de Estudos Contemporâneos da China e do Mundo (ACCWS, da sigla em inglês) em fevereiro, a indústria da cultura digital se tornou uma das indústrias culturais de crescimento mais rápido do país.
Entre os produtos culturais digitais, a literatura, a animação, os filmes e dramas de TV, os jogos, a música, os vídeos curtos e as transmissões ao vivo se tornaram uma força importante na apresentação da cultura chinesa ao mundo, aponta o relatório.
Observadores do setor atribuem o boom da cultura digital à expansão massiva da infraestrutura digital do país e à crescente confiança na cultura chinesa.
Liu Zhen, vice-presidente da Kuaishou Technology, afirmou que a China agora tem 1 bilhão de usuários de plataformas de vídeos curtos, representando mais de 90% de todos os seus usuários de internet, enquanto globalmente a proporção de usuários de plataformas de vídeos curtos é muito menor.
"Em comparação com o mercado interno cada vez mais saturado, os mercados internacionais têm perspectivas promissoras", disse Liu.
De acordo com o Ministério do Comércio, o volume do comércio exterior de cultura da China ultrapassou 220 bilhões de dólares em 2022, um aumento anual de cerca de 11%, com importações e exportações de produtos culturais totalizando 180,3 bilhões de dólares e os de serviços culturais totalizando 41,4 bilhões de dólares.
"O canal mais importante para a inovação no momento é aquele que abraça as tecnologias digitais e inteligentes", disse Yu Yunquan, chefe da ACCWS, expressando a esperança de que a tendência digital inaugure uma nova era para a cultura chinesa no exterior.
Com informações da Xinhua