Com seus cinco mil anos de história, a herança cultural da China é um elemento-chave para o desenvolvimento de alta qualidade da civilização chinesa moderna. Esse foi o cerne da fala do presidente Xi Jinping durante reunião realizada em Pequim nesta sexta-feira (2).
"As missões culturais na nova era são promover a prosperidade cultural, construir um país líder em cultura e promover a civilização chinesa moderna", elencou Xi.
"Com confiança cultural inabalável, um profundo senso de missão e um espírito de esforço incansável, devemos unir nossos esforços para criar uma nova cultura para nossos tempos", prosseguiu o presidente da China.
Te podría interesar
Cai Qi, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e membro do Secretariado do Comitê Central do PCCh, presidiu a reunião e acompanhou Xi na agenda desta sexta.
Visitas a centros de cultura
Nesta semana, antes da reunião sobre cultura do país, Xi visitou o Arquivo Nacional de Publicações e Cultura da China (CNAPC, da sigla em inglês) e a Academia Chinesa de História.
Na tarde de quinta-feira (1), o presidente chinês esteve na sede do CNAPC, em Pequim. Após um passeio pelas salas de exibição, Xi expressou sua preocupação com as inestimáveis publicações clássicas que sofreram as vicissitudes do tempo.
"O CNAPC foi construído para levar adiante a civilização chinesa, a única civilização ininterrupta do mundo", observou Xi.
O líder chinês enfatizou a responsabilidade primária da coleção da instituição, ao mesmo tempo em que a incentivou a fortalecer a pesquisa sobre os itens coletados.
Na tarde de sexta, Xi visitou a Academia Chinesa de História. Ele entrou no Museu Arqueológico Chinês na academia e visitou exposições, incluindo uma sobre as origens da civilização.
Xi destacou o papel integral da arqueologia no aprofundamento da compreensão da rica e profunda cultura chinesa. Ele enfatizou a importância de realizar pesquisas e fornecer interpretações sobre as origens da civilização chinesa.
O presidente transmitiu suas expectativas de que os estudiosos continuariam a aprimorar esforços de pesquisa e contribuir com sabedoria e empenho para o avanço da modernização chinesa.
Posteriormente, Xi participou da reunião sobre herança cultural e desenvolvimento na academia. Depois que vários professores e estudiosos falaram, ele fez um discurso.
Em sua fala, o presidente enfatizou que a civilização chinesa tem uma história longa e contínua que remonta à antiguidade .
"A compreensão abrangente e profunda dessa história é essencial para promover a transformação criativa e o desenvolvimento da cultura tradicional chinesa de forma mais eficaz e para desenvolver a cultura chinesa moderna civilização", finalizou.
Com informações da Xinhua