RÚSSIA

Brasileiro que foi lutar por Zelensky na Ucrânia morre após cinco meses no país

Rafael Oliveira Bueno de Camargo, 22, morreu em combate no leste europeu

Rafael Oliveira Bueno de Camargo morreu em combateCréditos: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

O brasileiro Rafael Oliveira Bueno de Camargo, de 22 anos de idade, morreu em combate no leste europeu após cinco meses lutando pelo exército ucraniano.

Rafael saiu de Ourinhos, no interior de São Paulo, e se dirigiu à Ucrânia em setembro de 2024 com o intuito de lutar contra as tropas russas que avançam no país.

A morte do jovem foi confirmada pela família e pelo Itamaraty. Ele se soma a outros 11 brasileiros que saíram do país para combater ao lado de Volodymyr Zelensky.

Ele foi homenageado em um velório simbólico na cidade de Ourinhos. O prefeito do município, Guilherme Gonçalves, afirmou que Rafael "escolheu ir para a guerra defender os ucranianos por uma sede de justiça".

Mercenários brasileiros em Kursk

Segundo o canal 46 da TV russa, combatentes brasileiros pró-Ucrânia que lutam na região russa de Kursk têm enfrentado sérios problemas com as tropas russas.

"Os mercenários brasileiros sobreviventes, depois de sofrerem pesadas baixas, recusam-se a conduzir operações de combate", informou a emissora, baseando-se em fontes militares russas.

"Eles se refugiaram e estão tentando entrar em contato com seus responsáveis da Diretoria Principal de Inteligência [da Ucrânia], via satélite, exigindo sua retirada", diz a informação, também publicada no site da emissora.

Com dificuldades de mobilização da população e prestes a recrutar homens de 18 anos para o combate, a Ucrânia tem dependido de combatentes estrangeiros para tentar conter o sólido avanço das tropas de Putin, especialmente nas regiões de Kursk e Donetsk.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar