EUA

VÍDEO - Nancy Pelosi assume culpa em invasão do Capitólio: "nós temos responsabilidade"

Ex-presidente da Câmara dos Deputados e líder do partido de Biden reconhece inação no 6 de janeiro

Nancy PelosiCréditos: Casa Branca
Escrito en GLOBAL el

Em um vídeo gravado pela sua própria filha, a ex-presidente da Câmara dos Deputados dos EUA Nancy Pelosi afirmou que tem responsabilidade pela invasão ao Capitólio no dia 6 de janeiro de 2021.

Há três anos, uma horda de fascistas entrou no parlamento americano para tentar impedir a diplomação do então presidente eleito Joe Biden e operar um golpe de estado.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra que Pelosi, que saiu da presidência da Câmara dos Deputados em 2023 após o fracasso democrata nas eleições de midterms, assume responsabilidade por sua inação diante da tentativa de tomada violenta do poder.

“Temos responsabilidade, Terri”, disse Nancy Pelosi à sua chefe de gabinete, Terri McCullough. “Não tínhamos qualquer responsabilidade pelo que estava acontecendo lá, e deveríamos ter. Isto é ridículo."

“Você vai me perguntar no meio da coisa, quando eles já violaram o patrimônio, ‘devemos chamar a Polícia do Capitólio?’ Quero dizer, a Guarda Nacional. Por que a Guarda Nacional não estava lá para começar?”.

"Eles claramente não sabiam, e eu assumo a responsabilidade por não deixá-los apenas se preparar para mais”, disse a deputada.

Confira o vídeo (em inglês):

Para os trumpistas, o vídeo representa que os democratas permitiram a ação para perseguir os extremistas de direita depois da tentativa de golpe. Para os democratas, significaria que Pelosi assume sua responsabilidade de maneira honrosa pela inação em um momento de fragilidade institucional.

O vídeo será trecho de um documentário da HBO sobre a tentativa de golpe no dia 6 de janeiro de 2021.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar