O Papa Francisco concedeu autorização, nesta quinta-feira (23), para a publicação de um decreto que reconhece um milagre atribuído à intercessão do beato Carlo Acutis, abrindo caminho para a sua santificação, conforme informações do site Vatican News, principal veículo de notícias do Vaticano.
Acutis veio ao mundo em 3 de maio de 1991 e partiu aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006. Sua jornada foi caracterizada pela evangelização online, o que lhe rendeu o título popular de "padroeiro da internet".
Te podría interesar
Em 12 de outubro de 2010, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, uma criança brasileira foi curada após tocar em uma relíquia de Acutis. Esse evento contribuiu para a beatificação do jovem, que ocorreu em 2020 pelo Vaticano.
Nesta quinta (23), foi reconhecido o segundo milagre atribuído ao beato Carlo Acutis. Desta vez, envolvendo a cura de uma jovem da Costa Rica, Valeria, após um grave acidente de bicicleta ocorrido em 2022.
Te podría interesar
Segundo informações divulgadas pelo Vatican News, Valeria estava internada em estado crítico, com poucas perspectivas de sobrevivência.
No entanto, sua mãe, em um ato de desespero, dirigiu-se à tumba de Acutis em Assis, na Itália, para orar. Dias depois, ocorreu a cura milagrosa da jovem, um evento que agora recebeu o reconhecimento da Igreja Católica.
A reportagem do Vatican News destacou Acutis como um "millennial", grupo composto por indivíduos nascidos entre o início da década de 1980 até aproximadamente a primeira metade da década de 1990. Embora tenha nascido em Londres, na Inglaterra, em 3 de maio de 1991, Acutis passou toda a sua vida na Itália.
Quem foi Carlo Acutis e o que ele fez
Carlo Acutis nasceu em Londres, na Inglaterra e foi criado em Milão, na Itália, onde ainda criança tornou-se católico e devoto da Virgem Maria. Para além da sua devoção à igreja, Carlo Acutis tinha um fascínio por computadores e um conhecimento de ciência da computação que ultrapassava em muito a média para alguém da sua idade.
"Ele era um especialista em computação, devorava livros sobre engenharia da computação e deixava todos maravilhados, contudo, canalizava seu talento para servir aos outros, usando-o para ajudar seus amigos”, contou a mãe na época.
Unindo suas duas paixões, Carlo Acutis criou um site dedicado à meticulosa catalogação de cada milagre relatado e à evangelização - uma realização que lhe conferiu o título de "padroeiro da internet". Após ser diagnosticado com leucemia, Acutis partiu em 12 de outubro de 2006, uma data que coincidiu com o dia de Nossa Senhora Aparecida, considerada pela Igreja Católica como a padroeira do Brasil.
No dia 10 de outubro de 2020, Carlo Acutis foi beatificado. Seu corpo repousa no Santuário do Despojamento, localizado em Assis, no coração da Itália. O Vaticano assegura que os restos mortais de Carlo Acutis estão em bom estado de conservação, embora os detalhes desse processo não tenham sido divulgados.