TENSÃO

Reino Unido coloca sua indústria de defesa em modo de "guerra": "ponto de virada"

Governo anuncia que vai aumentar dramaticamente gasto militar para fazer frente à Rússia

Rishi Sunak discursa após encontro com Jesse StoltenebergCréditos: Picture by Simon Walker / No 10 Downing Street
Escrito en GLOBAL el

Nesta terça-feira, o primeiro-ministro do Reino Unido Rishi Sunak anunciou que vai aumentar o gasto militar do país para 2,5% do seu PIB. 

O aumento do orçamento militar vai colocar os britânicos em "prontidão de guerra", afirmou o conservador que governa o país até o início do ano que vem.

Ponto de virada

Ao aumentar o gasto militar, Sunak vai permitir a expansão das empresas de defesa britânicas, como a BAE Systems, a MBDA e a Rolls Royce.

“Hoje é um ponto de virada para a segurança europeia e um momento marcante na defesa do Reino Unido. É um investimento geracional na segurança e na prosperidade britânicas, que nos torna mais seguros em casa e mais fortes no exterior", disse o britânico.

A fala foi dada durante visita à Polônia. Houve um encontro com Jesse Stoltenberg, chefe da OTAN. O governo britânico também quer aumentar seu gasto com a Ucrânia.

Com Kiev retrocedendo fortemente no campo de batalha e Israel sob risco de conflito com o Irã, o Reino Unido quer se defender.

Os poloneses tem dado apoio militar e técnico intenso para a Ucrânia e o passeio de Sunak reforça a rivalidade de Londres com Moscou.

A ideia é fazer frente com Rússia e China.

"Num mundo que é o mais perigoso desde o fim da guerra fria, não podemos ser complacentes. À medida que os nossos adversários se alinham, devemos fazer mais para defender o nosso país, os nossos interesses e os nossos valores”, disse Sunak.