O modelo ítalo-brasileiro Amaral Ercole foi comparado com um 'primata' em um programa da RAI, a principal emissora pública da Itália. A frase racista foi proferida pelo cantor e ator Claudio Lippi, que participava da atração 'Da noi... A ruota libera' no último domingo (19).
Enquanto falava com a apresentadora, Lippi apontou para Amaral Ercole e questionou se o jovem era italiano, fazendo gestos sobre o cabelo do ítalo-brasileiro.
Te podría interesar
"Ah, ele é meio brasileiro. É por isso. Digamos, ele está sempre do lado humano, ou seja, ele é um ser humano. Ele não é um primata", disse Lippi.
A fala acista gerou revolta nas redes sociais e viralizou, gerando grande polêmica na Itália. Confira o vídeo (em italiano):
Te podría interesar
Claudio Lippi in punta di fioretto, un caso de racismo piu RAI 1 pic.twitter.com/hMs1k8mz50
— Mac Fede (@federoncha7) March 19, 2023
"Não levei para o lado pessoal"
Ercole tentou reduzir o impacto do caso. Em declaração à imprensa italiana, o brasileiro disse ter conversado com o cantor posteriormente. "No entanto, posso dizer que não levei para o lado pessoal, não me ofendi e, ao final da transmissão, ele se esclareceu comigo“, afirmou.
Amaral é modelo, rapper e ator. Fez uma ponta no filme 'House of Gucci' e teve notoriedade dentro da comunidade do hip-hop em Avezzano, pequena cidade no interior da Itália.
O cantor que fez a fala racista está em uma fase decadente de sua carreira e, recentemente, de uma entrevista ao periódico La Reppublica reclamando das emissoras italianas. O motivo? Lippi não foi mais contratado para programas de auditório. Por que será?
Segundo declaração de Ercole, a RAI considera abrir um espaço ao vivo em sua programação para permitir ao rapper uma fala sobre o tema. Ex-parlamentares e atores repudiaram à fala racista de Claudio Lippi, que se desculpou publicamente pelo caso.