Desde que o médico Fred Nicácio foi eliminado do BBB 23, as sisters Domitila e Sarah apontam para uma divisão racial na casa. Além disso, Domi tem afirmado repetidamente que Fred Desimpedido e Bruna Griphao só se incomodam com os participantes negros da casa.
Além da estratégia de jogo, algumas atitudes de Bruna Griphao estão sendo questionadas por colegas da casa e pela audiência por causa de seu caráter racista. Sim ou não, o fato é que Griphao está sendo processada por causa de uma expressão que ela usou para se referir a Fred Nicácio. Na ocasião, a confinada chamou Nicácio, que é um homem negro, de "urubu de luto".
A defesa de Bruna Griphao se pronunciou e afirmou que "qualquer cidadão comum pode noticiar um fato às autoridades. No entanto, existe um abismo entre a notícia de um suposto acontecimento e, de fato, esse ocorrido ser um crime".
O processo é movido no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Pai de Bruna Griphao se revolta
Ao tomar conhecimento do processo movido contra Bruna Griphao, o empresário Kakau Barra, pai de Bruna, se revoltou.
"Desde que começou o jogo [BBB 23], notei um movimento para usar causas nobres e representatividade em proveito próprio, ou como estratégia de alguns participantes e seus times aqui fora. No decorrer, já foram inúmeras tentativas de desvirtuar falas, descontextualizar e cancelar a Bruna! Ela virou o alvo perfeito dos oportunistas de plantão", iniciou Kakau Barra.
Em seguida, Kakau Barra afirmou que as falas de sua filha são tiradas de contexto. "As mesmas falar foram ditas por outros participantes e não foram descontextualizadas! A minha cruzada agora é contra os militantes oportunistas. Imputar ou associar crime de racismo a outro sem ser base é crime! Vou buscar na justiça cível e criminal a responsabilização desses oportunistas. Bruna está em um jogo que vale milhões, e pessoas usam desse expediente para atacar a imagem e a dignidade dela. Aqui, não mais. A partir de agora, irei lutar para provar que internet não é terra sem lei", disse.
O caso ganhou mais força, pois, nesta segunda-feira (21) Bruna voltou a usar a figura do urubu para se referir às pessoas negras da casa. O perfil da sister explicou o contexto em que se deu a fala de Bruna.
Domitila humilha Fred e Bruna Griphao e expõe jogo racista da dupla
Tradicionalmente, as noites de segunda-feira são marcadas pelo Jogo da Discórdia no BBB 23 que, como indica o nome, tem por objetivo fazer com que os participantes coloquem as suas diferenças em cima da mesa. Geralmente, o resultado é uma confusão generalizada que se arrasta madrugada adentro.
No entanto, como a casa vive uma ressaca dos últimos acontecimentos - a expulsão de MC Guimê e Cara de Sapato por assédio sexual - o programa optou por uma versão mais contida do Jogo da Discórdia, uma versão "chá da noite" na sala de estar da casa.
Um dos acertos de contas mais esperado para este Jogo da Discórdia era entre Domitila, Bruna Griphao e Frede Desimpedido, e ele aconteceu. Em determinado momento, Domitila expôs o jogo de Bruna e Fred e o modo como o método deles está repleto de marcadores racistas.
"Eu vim aqui para concorrer por esse prêmio pau a pau com você [Fred e Bruna], olho no olho com você e nunca foi a minha intenção fazer esse jogo mais fácil. Eu vou deixar esse jogo desconfortável para quem for necessário deixar desconfortável. É a segunda vez que vem o tema da minha arrogância aqui na casa e sobre isso a única coisa que eu posso falar é, além de 'a favela venceu', é que eu sempre fui bem clara: eu não quero ganhar os corações da casa, mas sim do Brasil. Eu entendo o seu ponto de vista [Bruna], eu recebo com coração aberto, mas eu jamais tive a arrogância ou a audácia [...] eu jogo esse jogo com muita humildade e eu sei que se você tivesse passado por sete paredões, você entenderia a minha situação", disse Domitila para Bruna e Fred.
Posteriormente e com o claro objetivo de colocar fogo no parquinho, a produção do programa "presenteou" Bruna e Domitila com um jantar. Sozinhas, elas voltaram a se enfrentar e Domitila novamente mostrou o quão racista é o argumento de que ela é "agressiva".
Em um segundo momento do jantar, Domitila explicou para Bruna que ela não está acostumada a ser questionada por pessoas negras e que ela possui apenas uma relação de servidão com pessoas não brancas.
Depois do jantar, Bruna Griphao debochou das falas de Domitila e afirmou que apenas não sabe lidar com desrespeito e que isso não tem nada a ver com a raça. Aline, que é uma mulher negra e está no quarto, responde para Bruna que o ponto de vista apresentado por Domitila “é interessante”.