Tensão

VÍDEO - Participante do BBB 23 aponta racismo de colegas: “só nós somos chamados de agressivos”

Durante conversa com colegas negros, a sister analisou a forma como eles são tratados pelos confinados brancos da casa

Escrito en Blogs el
Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).
VÍDEO - Participante do BBB 23 aponta racismo de colegas: “só nós somos chamados de agressivos”
VÍDEO - Participante do BBB 23 aponta racismo de colegas: “só nós somos chamados de agressivos”. Reprodução/ TV Globo

A madrugada desta segunda-feira (13) do BBB 23 foi marcada por uma série de discussões e impressões dos participantes da casa. 

Durante conversa com Gabriel, a sister Sarah fez uma análise de como eles, que são pessoas negras, são tratados pelos confinados brancos da casa. Para ela, apenas os negros são chamados de “agressivos e raivosos”, enquanto os brancos de “indignados”. 

"Eu estava só indignada, assim como a Bruna fica indignada, como a Amanda fica indignada, como o Sapato fica indignado, entendeu. Isso foi uma das coisas que mais me chocaram e acho que está em uma página dois que eu não vou levantar agora [...] a gente não sabe como a sociedade vai interpretar isso. Eu quero ficar além das barreiras do racismo estrutural que a gente sofre diariamente e a gente vai ter que ficar pontuando isso?”, questiona Sarah.

 

O brother Gabriel concorda com Sarah e comenta sobre os símbolos racistas que tem aparecido na casa. "Os símbolos que a casa vem apresentando... de um lado, as pessoas pretas, e de um lado, as pessoas brancas e tudo o que a gente tem passado e sentido [...] dá para fazer mil analogias com o que a gente viveu lá fora [da casa]”, diz. 

 


“Não aguento mais essa gente”

 

A impressão de Sarah e Gabriel não está equivocada. Após o Jogo da Discórdia, Fred Desimpedido declarou para colegas que “não aguenta mais conviver com essa gente” ao se referir a Domitila, Cezar e Alface, todos negros. 

 

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
Logo Forum