O colunista da Fórum, Luis Cosme Pinto, carioca de Vila Isabel que vive em São Paulo, lança na próxima segunda-feira (13), na Livraria da Vila, seu segundo livro, “Birinaites catiripapos e borogodó”.
Como o inventivo nome aponta, são 28 crônicas que nascem em botecos e esquinas onde perambula em busca de histórias do dia a dia, formando um painel sentimental e carinhoso, sempre com leveza e quase sempre com bom humor.
Te podría interesar
O livro que sai pela Kotter Editorial, tem apresentação de Álvaro Costa e Silva, Caco Barcellos, que o define como “andarilho da escrita”, e Rita Lisauskas.
Boa parte de seus textos está focada na Vila Buarque e seus entornos, num painel que, mesmo sem ter tal intenção, o carioca Luis Cosme Pinto homenageia São Paulo.
Te podría interesar
“O trabalho de repórter ajudou muito a criar minhas crônicas. A mim não interessava saber só o que aconteceu. Há muitos fatores num acontecimento. Deixo-me levar pela curiosidade. Procuro sempre entrevistar pessoas por onde ando. Muitas vezes, vou usar seus depoimentos. Procuro suavizar, tornar importante o que é invisível, humanizar os fatos, que passam a ser minhas histórias”, resume o autor.
Capa de “Birinaites catiripapos e borogodó”/Foto: Divulgação
Inspiradores
Luis Cosme Pinto homenageia em algumas de suas crônicas autores que, segundo ele, têm uma temática comum: o mundo urbano. Estão lá um morador de rua, varredores de calçada, petiscos de padaria, casarões históricos, passageiros de transporte público, noitada de aniversário e conversas de botequim, entre outros assuntos.
Entre os seus preferidos estão Fernando Sabino, Elsie Lessa, Rubem Braga, Antônio Maria e Fabrício Corsaletti, além de João Saldanha e Nélson Rodrigues.
Serviço:
Lançamento do livro “Birinaites catiripapos e borogodó”
Dia: 13 de fevereiro (segunda-feira)
Hora: Das 18h às 21h
Local: Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros, São Paulo)