Durante sessão na Câmara Municipal de Roca Sales, no Rio Grande do Sul, o vereador Antônio Valesan (PTB) fez uma declaração racista ao se referir ao trabalho feito em uma obra na cidade.
Na ocasião, ele reclamava da quantidade de entulhos no local e afirmou que “se isso continuar e não tiver um trabalho de gente branca, de gente que sabe fazer esse trabalho com técnicas, nós vamos embargar aquilo lá”.
Te podría interesar
A declaração de Pegari, como é conhecido na cidade, ocorreu na segunda-feira (4), mas viralizou nesta quinta-feira (7).
A Polícia Civil informou que abriu um inquérito para investigar a fala do vereador. A Defensoria Pública também apura se houve dano coletivo após denúncia de um um bombeiro que trabalha na cidade.
Te podría interesar
Já a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul divulgou uma nota lamentando a fala do vereador, classificando-a de “preconceituosa e revoltante”. “Encaminharemos ofício ao Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul requerendo apuração da conduta penalmente relevante, para que o responsável pelo crime de racismo seja punido conforme a lei”, diz o comunicado assinado pelo secretário Fabrício Guazzelli Peruchin.
Após repercussão, Pegari foi a público pedir desculpas. “Palavras ditas não podem ser apagadas, mas quando equivocadas, precisam ser retratadas publicamente e urgentemente, com humildade em reconhecimento ao erro”, disse, em nota pública.
Antônio Valesan já foi prefeito de Roca Sales, mas teve seus direitos políticos suspensos por cinco anos em 2011 e perdeu o cargo. Segundo o Ministério Público, Pegari desviou as doações de pares de sapatos feitas por uma empresa em troca de votos.