Blogs

Os quadrinhos da vida real de Fabien Toulmé

Gibi traz relatos de superação de personagens comuns em várias partes do mundo, a partir de acontecimentos marcantes em suas vidas

Escrito en Blogs el
Uma nova forma de fazer jornalismo. Cultura, política, feminismo, direitos humanos, mídia e trabalho. Editora: Cynara Menezes
Os quadrinhos da vida real de Fabien Toulmé
Ilustração de Inesquecíveis.

PIU GOMES

“Sou um apaixonado pelas pessoas e por suas vidas. O que acho fascinante nas histórias verdadeiras é que há sempre um envolvimento emocional mais forte do que a ficção.” As palavras são do quadrinista francês Fabien Toulmé e nos apresentam Inesquecíveis, outra de suas buscas por narrativas cativantes mundo afora.

Toulmé convidou pessoas reais a compartilhar o evento mais marcante de suas vidas, algo que fosse inesquecível para elas. Desenvolvendo esse acontecimento, vemos um pouco das suas histórias: encontramos drama, desafios e comédia

Para as seis histórias que compõem seu gibi, Toulmé convidou pessoas reais a compartilhar o evento mais marcante de suas vidas, algo que fosse inesquecível para elas. Desenvolvendo esse acontecimento, vemos um pouco das suas histórias: encontramos drama, desafios e comédia. São histórias inspiradoras e comoventes, que passam por diversas matizes.

Temos religião, por exemplo. Por vezes terrível, como nos conta Émilie, que após a morte do pai se converte, com sua família, às Testemunhas de Jeová. Até os 24 anos sofreu com proibições preconceituosas, controladas por um “comitê judiciário”, possuidores da “verdade” e arranjadores de casamentos como o seu, uma “armadilha” com um homem violento.

Ilustração de Inesquecíveis

Refazer a vida para Émilie foi bem mais difícil do que para Dora, apaixonada por Marcos, ordenado padre. Mas ela é brasileira, não desiste nunca, e vocês podem imaginar o final da história.

Em outro episódio envolvendo amor e religião, é numa peregrinação a Lourdes que Marine conhece Fréderic, ainda adolescentes. A vida apronta reviravoltas entre eles, que se reencontram maduros e se tornam amantes, já que ele estava casado e tinha seis filhos. O sentimento se impõe, mais forte que laços familiares e origens católicas, e eles finalmente vivem seu romance na plenitude.

Completam o painel temas mais pesados. Marie conta como superou um estupro sofrido aos 18 anos, quando estudava enfermagem fora da sua cidade natal. Junto ao remorso por não ter reagido como acha que deveria, vêm as reações misóginas da sociedade, seja no arquivamento do caso, que a leva a tentar o suicídio, seja nas terapias infrutíferas pelas quais passou. A libertação só vem através do perdão, nem que ele venha de maneira sutil.

Ilustração de Inesquecíveis

Kévin traz memórias de Ruanda em 1990, onde morou quando criança e conviveu com os meninos do bairro, com quem compartilhava brincadeiras simples e divertidas. Também estavam lá Henri e Marcel, considerados por ele “professores das coisas da vida”. Eram os vigias da propriedade onde vivia. A guerra civil estoura em 1994 e sua família fica confinada em casa alguns dias antes da repatriação, e as lembranças do menino são tristes e assustadoras.

Mas nada supera as consequências da convivência naquele período com vítimas e algozes do genocídio da etnia tutsi por parte de extremistas de outra etnia, os hutus: seus colegas de bairro são executados num ataque ao orfanato onde viviam, Henri se torna um cruel verdugo e Marcel e sua família são executados. Segundo estimativas da ONU, foram 800 mil mortos em três meses.

Ilustração de Inesquecíveis

A trajetória mais incrível, porém, é a de Grégory, que desde a infância cometia pequenos delitos, vai crescendo na criminalidade e passa quatro temporadas na prisão, para ele “um extrato concentrado da sociedade.” Lá ele conhece criminosos que considera “pessoas equilibradas, empreendedoras à sua maneira, nem sempre pessoas más ou sanguinárias”. Tudo leva a crer que ele não vai se corrigir, mas existe luz no fim do túnel: Grégory chega onde nunca imaginou estar.

A arte de Toulmé continua trazendo traços simpáticos aos personagens, cores vibrantes e uma diagramação classuda, dividindo a página em quadros horizontais e outros próximos ao formato de tiras de jornal. Arte e discurso voltados às intenções do autor: “Queria que essas histórias dissessem algo sobre quem somos, contassem os problemas e a beleza do nosso tempo com emoções e assuntos variados. Para um ET que viesse à Terra e perguntasse “Quem são vocês, humanos?”, essa série poderia ser um bom começo de resposta”.

Que venha o disco voador.

Inesquecíveis

AUTOR: Fabien Toulmé

EDITORA VENETA, 128 págs

Livro físico: R$ 69,90

Ebook: R$ 52,90

PIX DO PIU: Para contribuir com o autor do texto, anote o Pix: 34390120182 (CPF). Obrigada por colaborar com uma nova forma de fazer jornalismo no Brasil, sustentada pelos leitores

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
Logo Forum