INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Aplicativo japonês identifica dor em gatos através da expressão facial

Go Sakioka, diretor da empresa responsável, afirma que o aplicativo detecta a dor com 90% de precisão

Os gatos costumam esconder muito bem suas dores e pode ser difícil para o tutor perceber a agonia do bichano.Créditos: Pixabay
Escrito en BLOGS el

Saber o que seu bichinho de estimação sente pode não ser uma tarefa das mais fáceis. Entre os pets mais comuns, os felinos são os mais difíceis desvendar, por conta de sua natureza independente. Pensando nisso, um aplicativo japonês utiliza inteligência artificial para descobrir se o bichano está sentindo dor, através da expressão facial. 

O app chamado “Cat Pain Detecter” (CPD) utiliza de um banco de imagem com mais de 6 mil fotografias dos bichos e avalia o animal conforme esses dados. Com mais de 43 mil usuários com conta registrada, o aplicativo foi desenvolvido pela empresa japonesa Carelogy e lançado em maio deste ano.

A posição das orelhas, dos olhos, da boca e bochechas, além das feições dos gatos foram o objeto principal do estudo, a fim de determinar quais os semblantes que denunciam mal-estar e dores. 

O próximo passo do aplicativo é formular um banco de dados referente aos gestos dos felinos com ajuda de inteligência artificial.

Além disso, a interação dos usuários contribui para que o app se aprimore pois, conforme as imagens que são oferecidas, o aplicativo “aprende” a identificar com mais precisão. Segundo Go Sakioka, diretor da entidade, o app tem 90% de acerto em seus resultados. Os users do aplicativo são, em suma maioria, do Japão, mas também há contas pertencentes a pessoas da América do Sul e Europa. 

“Gatos são bons em esconder sua dor. De qualquer forma, algumas das dores de gatos podem ser detectadas pela sua expressão facial. Com CPD, você pode perceber a dor escondida por seu gato”, diz a tela inicial do aplicativo. 

Para testar o aplicativo, basta acessá-lo através do seu navegador clicando aqui. 

Layout da página inicial do aplicativo
Créditos: Cat Pain Detecter
Página para adicionar a foto do bichano à ser analisada
Créditos: Cat Pain Detecter

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar