Nesta sexta-feira (24), Kabosu, a adorável cadela japonesa que serviu de inspiração para o icônico meme 'Doge' ao redor do mundo por mais de uma década, morreu aos 18 anos após uma luta contra a leucemia, diagnosticada em 2022. A triste notícia foi compartilhada por sua dona, Atsuko Sato, através das redes sociais.
"Para todos os que amavam a Kabosu, esta manhã ela atravessou a ponte arco-íris. Foi muito pacificamente sem sofrimento, como se adormecesse enquanto sentia o calor das minhas mãos a acariciá-la", disse ela.
Te podría interesar
"Tenho a certeza de que Kabosu era a cadela mais feliz do mundo. Isso faz de mim o dono mais feliz do mundo. Gostaria de expressar o meu mais profundo apreço a todos os que nos enviaram muito amor", prosseguiu.
Ícone imortalizado da internet
Adotada em um canil, a cadela da raça Shiba Inu ascendeu à fama na web em 2013, quando os internautas se encantaram por uma de suas fotos, de fevereiro de 2010. Com cabeça redonda, patas cruzadas, sorriso peculiar e olhos arregalados fixados na câmera, a foto ganhou o poder de transmitir uma infinidade de mensagens, e os internautas rapidamente perceberam isso.
Te podría interesar
Sua popularidade foi consolidada através de um dos primeiros memes, ao qual os usuários atribuem frases curtas e absurdas em balões de fala para gerar impacto e expressividade, com erros de ortografia propositais. Embora várias imagens de Shiba Inu tenham sido inicialmente usadas para personificar o Doge, foi a foto de Kabosu que acabou se tornando a referência principal. A ascensão à fama foi rápida, porém duradoura: Doge conquistou o topo da lista dos melhores memes de 2013, de acordo com o Know Your Meme, um site de referência que cataloga e documenta fenômenos virais, e ficou em segundo na lista revista americana Wired.
O meme 'Doge' foi citado pela primeira vez na plataforma Reddit, onde era associado a frases em inglês com erros gramaticais, inspirado pela série de desenhos animados 'Homestar Runner', quando uma das personagens se refere a outra como seu 'D-O-G-E'. Novamente, o cão ganhou destaque com a popularidade da Dogecoin, uma criptomoeda feita em homenagem a Kabosu pela potência de Doge na época.
A Dogecoin foi criada em dezembro de 2013 pelos desenvolvedores Jackson Palmer e Billy Markus. A moeda virtual tem valor e rastreabilidade baseados na tecnologia blockchain. Já em 2021, o meme foi vendido sob a forma de NFT por quatro milhões de dólares (cerca de quatro milhões de euros), tornando-se mais uma vez uma referência na internet.