Depois de 15 anos como fotógrafo oficial de Xuxa Meneghel, Francisco Aparecido Dias está processando a apresentadora, a Globo e a produtora Endemol Shine Brasil.
A motivação foi o uso, sem autorização, de imagens feitas pelo profissional na série documental “Xuxa, o Documentário”, exibida pelo Globoplay.
Te podría interesar
Francisco pede R$ 49,3 mil de indenização. O caso corre no 21º Juizado Especial Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), segundo os autos do processo, aos quais o F5 teve acesso.
O fotógrafo afirma que fez inúmeras fotos oficiais de Xuxa durante o período em que trabalhou com ela. Dois desses registros foram usados em dois episódios diferentes da série.
Te podría interesar
Francisco diz, ainda, que ocorreu uma negociação entre ele, Xuxa, Endemol e Globo para o licenciamento das imagens para utilização nos episódios. Porém, não houve acordo financeiro.
Ele alega, também, que acabou surpreendido ao ver duas imagens suas no documentário, no Globoplay e, depois, na TV aberta.
“No ano passado, diversos e-mails e mensagens de WhatsApp com detalhes do ocorrido foram trocados com representantes das rés, que nenhuma solução apresentaram, limitando-se a dizer que iriam averiguar a possibilidade de uma composição pelo uso indevido da imagem de autoria do autor, porém, ao final, concluíram que o melhor seria o autor tentar buscar seu direito na esfera judicial", destacam os advogados do fotógrafo.
Fotógrafo diz que Xuxa já o tinha prejudicado antes
O profissional se diz prejudicado, principalmente porque não foi a primeira vez, segundo ele. Durante entrevista para a revista Veja, em 2018, ela declarou que havia sido enganada por Francisco no passado, mas não apresentou provas.
A Justiça marcou para o dia 7 de maio uma audiência de conciliação, com o objetivo de que as partes tentem um acordo.