Big Brother Brasil

BBB24: Globo se pronuncia após Vinicius tirar prótese em prova capacitista

Tadeu Schmidt chamou brother para conversar sobre o caso no confessionário

Escrito en Blogs el
BBB24: Globo se pronuncia após Vinicius tirar prótese em prova capacitista
Vinicius Rodrigues é atleta paralímpico brasileiro. Divulgação, TV Globo / Purepeople

Após ser alvo de críticas por prova capacitista em que o brother Vinicius Rodrigues precisou retirar a prótese, Globo se pronunciou. O apresentador do BBB24, Tadeu Schimdt, conversou com o participante nesta terça (9). Um trecho do bate-papo com foi exibido no programa ao vivo e mostra o brother no confessionário, respondendo às perguntas do apresentador.

Tadeu fez mea culpa ao reconhecer que o reality errou com Vinicius. "Estamos aqui para aprender juntos", disse. O jornalista começou a conversa indagando se o participante estava se sentindo bem após completar a primeira prova desafiadora da temporada. "Entrei aqui me sentindo brabo, mas percebi que sou apenas um bravinho. Há muita gente aqui realmente determinada", respondeu ele.

Outro ponto que Tadeu chamou atenção foi o preconceito de um participante, que tentou dar um apelido à parte amputada do atleta paralímpico. "Você tem o direito de se expressar. Sou alguém com uma amputação e tenho autoridade para fazer piadas", afirmou Vinicius. O debate terminou com o apresentador mencionando que o atleta trouxe consigo três próteses para usar ao longo do reality.

O que aconteceu?

Nesta segunda (8), ocorreu a estreia do BBB 2024 e a Globo revelou uma prova de resistência para escolher o líder da semana, após a seleção de todos os participantes do Puxadinho. Durante a transmissão ao vivo da Globo, os telespectadores testemunharam Vinicius Rodrigues, medalhista paralímpico de 29 anos, removendo sua prótese na perna esquerda para completar um circuito de obstáculos.

A falta de acessibilidade e o capacitismo no jogo chamou a atenção de todos. Além disso, afetou o rendimento do brother, detentor do recorde mundial dos 100 metros rasos na classe T63 para atletas amputados acima do joelho. “Na 1ª prova do líder não pensaram em acessibilidade e o Vinicius já foi prejudicado. Não queremos privilégios para ele, mas é preciso ter EQUIDADE na competição para que sua deficiência não seja algo que atrapalhe seu jogo!”, disse um usuário no X, antigo Twitter.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
Logo Forum