RACISMO

BBB 23: Eliminado, participante que promoveu ódio contra a religião de Nicácio tenta se explicar

O ex-BBB Cristian promoveu discurso racista ao dizer para colegas que o médico, seguidor do Ifá, "havia feito algo" contra eles

BBB 23: Eliminado, participante que promoveu ódio contra a religião de Nicácio tenta se explicar.Créditos: Reprodução/ redes sociais
Escrito en BLOGS el

Além da tragédia que se abateu sobre o litoral de São Paulo, outro assunto grave também ocupou as redes sociais: Cristian e Key Alves promoveram discurso de ódio contra o médico Fred Nicácio, que é praticante do Ifá, religião de matriz africana oriunda da Nigéria. 

A cena começa com o eliminado Cristian, que chama os colegas e inventa que Nicácio teria feito uma espécie de "trabalho espiritual" para prejudicar os confinados da casa. “Vocês não viram? Eu não sei se ele saiu depois. Acordei e ele estava parado na frente da cama de vocês. Não sei o que ele fez, estou cagado de medo. Ele estava parado, fazendo uns negócios com os negócios dele. Comecei a ficar mal e rezei”, afirmou.

“Nem f*, pode parar com essa p*. Eu falei que não estou louca. Vou apertar o botão, não fico aqui com isso acontecendo”, rebateu Key Alves.

A equipe de comunicação do médico reagiu: "’Ele estava parado fazendo os negócios dele’: mais uma vez a religião de Fred sendo vista como por algo ruim entre os participantes, e a intolerância religiosa sendo nítida, até quando? É crime! A equipe jurídica do Dr. Fred Nicácio já está com posse das imagens e tomará as medidas jurídicas cabíveis. Vale lembrar que não é a primeira vez que a religião do Fred é pautada como algo negativa”.   

Diante de toda a repercussão do caso, Tadeu Schmidt, apresentador do Big Brother Brasil 2023 (BBB 23), precisou se manifestar após Cristian Vanelli, Key Alves e Gustavo ‘Cowboy’ terem feito comentários racistas sobre a religião do médico Fred Nicácio. 

 

 


Eliminado, Cristian tenta se explicar 

 


No paredão desta terça-feira (21), Cristian foi eliminado com 48,32% dos votos. Em sua primeira entrevista após deixar a casa, ele tenta "justificar" a sua fala racista contra Fred Nicácio. 

"Foi um momento complicado. Na hora que eu acordei, ele estava ali, parado [...] mas foi porque ele não conseguiu enxergar mais para passar, até porque tem as malas no chão [...] a gente pensou que fosse alguma coisa de religião, mas realmente não foi nada disso", disse.

As apresentadoras questionaram se Cristian, de fato, acreditou nas explicações que Fred Nicácio deu sobre a sua religião. "Eu não conheço a religião que ele falou. Respeito todas as religiões. A gente cogitou uma coisa errada", reconheceu o ex-BBB.