CARNAVAL E BBB

Três ex-BBBs desfilaram pela Mocidade Alegre; Saiba quem

Com desfile que contou a história de Yasuke, o samurai africano, a ‘Morada do Samba’ foi a grande campeã do carnaval de SP e encerrou um jejum de 9 anos

Desfile da Mocidade Alegre no carnaval 2023.Três ex-BBBs desfilaram pela Mocidade Alegre; Saiba quemCréditos: Reprodução/Youtube
Escrito en BLOGS el

A Mocidade Alegre quebrou um jejum de 9 anos sem vencer o carnaval de São Paulo e conquistou, nesta terça-feira (21), após apuração emocionante, o seu décimo primeiro título. A festa no bairro do Limão, na zona norte da capital paulista, foi embalada por um enredo apresentado na noite anterior no Anhembi sobre a história de Yasuke, o samurai africano que serviu o daimiô (monarca) japonês Oda Nobunaga, no século XVI.

O desfile campeão também contou com as presenças de três ex-BBBs: Linn da Quebrada (BBB 22), Thelma Assis (BBB 20) e João Luiz (BBB 21). Todos estiveram na Avenida.

Thelma foi para a comissão de frente, que reviveu os dois distintos momentos da vida de Yasuke, um no continente africano, onde hoje é Moçambique, e outro no Japão, onde chegou como um trabalhador escravizado para tornar-se herói. A ex-sister foi o destaque do chão e sambou como uma sacerdotisa banto.

“Represento a ancestralidade do Yasuke e desfilo à frente do abre-alas. Eu, como mulher preta, sempre falo da necessidade de nós ocuparmos todos os lugares”, declarou Thelma para o G1.

Já Linn e João subiram no carro alegórico “Samurai da Quebrada”, que homenageou os guerreiros negros que sobrevivem nas periferias do Brasil. A alegoria foi apresentada já na segunda parte do desfile. Ao todo, a escola apresentou 1,8 mil componentes no seu desfile, divididos em 16 alas e 4 alegorias.

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mocidade Alegre já venceu o carnaval paulistano por 11 vezes. Nas três primeiras ocasiões, em 1971, 1972 e 1973, um tricampeonato logo após a primeira subida ao grupo especial, em 1970. Depois disso venceu novamente em 1980, 2004, 2007, 2009, 2012, 2013, 2014 e 2023. Agora a Mocidade Alegre está empatada com a Nenê de Vila Matilde, também portadora de 11 títulos, em segundo lugar no ranking histórico do carnaval de São Paulo. A maior vencedora é a Vai-Vai, com 15 títulos

*Com informações do G1.