RACISMO E PRECONCEITO

BBB 23: Conselho de Enfermagem reage à declaração de Fred Nicácio, que é médico; veja vídeo

Declaração de Fred Nicácio sobre suposto caso de racismo de enfermeira branca incomodou Cezar Black, que é enfermeiro neonatal. Conselho Regional de Enfermagem se posiciona sobre a polêmica que tomou conta do BBB.

Fred Nicácio e Cezar Black no BBB 23.Créditos: Reprodução/TV Globo
Escrito en BLOGS el

O Conselho Regional de Enferamgem de São Paulo (Coren-SP) divulgou uma nota nas redes sociais nesta quarta-feira (19) detonando Fred Nicácio, médico negro que participa da edição 23 do Big Brother Brasil e relatou um suposto caso de racismo de uma enfermeira branca.

Em seu relato, Nicácio afirma que foi vítima de racismo em seu passado, quando ainda atuava apenas como fisioterapeuta. 

"Eu fui fisioterapeuta, vi um médico entubando e falei assim: 'Eu queria fazer isso aí'. Uma enfermeira branca olhou para mim e falou: 'Sai para lá, menino, isso aí é só pra médico'. Tá bom", contou o brother.

"Sete anos depois, amor, eu voltei lá, e ela foi minha enfermeira. 'É, tô aqui, doutor Fred Nicácio, e aí? Agora eu vou entubar, e você vai me ajudar'. Porque é assim que a gente trata racista", emendou.

A declaração incomodou outro participante, Cezar Black, que é enfermeiro e chorou sobre o preconceito sofrido pela classe principalmente por parte de médicos. A enfermagem é uma profissão regulamentada e autônoma e não está subordinada a nenhuma outra".

Cezar conversou com Nicácio sobre o assunto. Me doeu assim, porque aquela enfermeira... Essa palavra 'me auxiliando'...", disse o brother, que trabalha como enfermeiro em uma UTI neonatal.

Nicácio, no entanto, disse que dizendo que falou que ressaltou que foi "um grande problema" para a enfermeira branca ajudá-lo.

"E ela me ver como médico e ter que trabalhar junto comigo, não para mim, trabalhar junto comigo, salvando uma vida, só que eu na posição de médico, que hierarquicamente naquele momento estou decidindo, isso para ela serviu como uma lição de vida".

Em nota, o Coren-SP diz que "o programa Big Brother Brasil 23 exibiu entre ontem e hoje uma discussão sobre a autonomia da enfermagem" e que "Cezar Black, que é enfermeiro, desabafou que se sentiu ofendido sobre uma menção do participante Fred Nicácio, que é médico e fisioterapeuta, de que uma enfermeira deveria auxiliá-lo".

"A enfermagem é uma profissão regulamentada e autônoma e não está subordinada a nenhuma outra, uma vez que todas as categorias da saúde têm atribuições devidamente estabelecidas. A enfermagem não raro é vítima de comparações que a subalternizam, mesmo depois de toda sua atuação ser amplamente divulgada nos últimos anos, devido à sua essencial atuação frente à pandemia da Covid-19", diz o texto.

"Portanto, o Coren-SP condena qualquer fala ou atitude que vincule a enfermagem a uma inferioridade frente a demais profissões e defende o cuidado integrado e respeitoso das equipes multidisciplinares também como uma forma de valorização à categoria", emenda.