A encruzilhada de Ceni e Roger. Quem vai passar?
Os dois técnicos brasileiros podem se classificar no Grupo da Morte, mas também é possível que um deles fique pelo caminho. Ou mesmo os dois. Muita emoção no Grupo F da Libertadores
Rogério Ceni e Roger Machado começaram o ano muito bem. Roger foi campeão gaúcho pelo Inter, interrompendo série de sete títulos do Gremio. Justamente ele, que foi ídolo, como jogador, do tricolor gaúcho. Ceni venceu o campeonato baiano e conseguiu levar o time à fase de grupos da Libertadores.
O sorteio colocou os dois treinadores no mesmo grupo. O Grupo da Morte, pela qualidade do Bahia - maior do que o Barcelona de Guayaquil, outro que veio da fase preliminar, por exemplo - e pela força de Inter, Nacional do Uruguai e Atlético Nacional, da Colômbia.
Roger e Ceni são duas apostas brasileiras em um mercado dividido com treinadores estrangeiros. E as três rodadas iniciais mostravam a grande possibilidade de os dois se classificarem para a segunda fase da competição. O Bahia liderava, com sete pontos, seguido por Inter, com cinco, Atlético Nacional, com três e Nacional, com apenas um.
A quarta rodada do Grupo F, porém, foi desastrosa para os brasileiros. O Bahia perdeu em casa para o Nacional, a quem havia vencido por 1 x 0 em Montevidéu. E o Inter perdeu por 3 x 1 para o Atlético Nacional, a quem havia derrotado por 1 x 0 em Porto Alegre.
A situação atual é a seguinte:
Bahia - 7 pontos - visita Atlético Nacional e Inter
Atlético Nacional - 6 pontos - recebe Bahia e visita o Nacional
Inter - 5 pontos - visita o Nacional e recebe o Bahia
Nacional - recebe o Inter e Atlético Nacional
Sim, os dois brasileiros jogam dia 28 de maio em Porto Alegre. Vai ser um jogo dramático, de olho em Nacional x Atlético Nacional, que também podem passar. Os brasileiros podem se classificar, é possível, mas talvez alguém fique pelo caminho.
O Bahia está mais forte. A derrota em casa para os uruguaios foi um ponto fora da curva. O Inter está claudicante. Empatou em casa com o Nacional e perdeu por 4 x 2 para o Corinthians, no Brasileirão.