O Pastor Henrique Vieira (PSOL) serviu de inspiração para personagem da novela Renascer, que estreia uma nova versão em janeiro de 2024 na Rede Globo. Interpretado por Breno da Matta, o personagem possui um perfil semelhante ao do deputado federal.
O papel é do personagem Lívio, um líder evangélico progressista que incomodará o conservadorismo da elite de Ilhéus, na Bahia. Para se preparar para a novela, o ator Brenno da Mata teve um encontro com o Pastor Henrique Vieira com o objetivo de entender melhor as lutas sociais travadas no Brasil.
Te podría interesar
O ator publicou fotos em que participa da 16ª Caminhada em defesa da liberdade religiosa e defende a legalização do aborto. Algumas das frases nas fotos são: "Pelo direito do aborto legal, seguro e gratuito", "Educação sexual para decidir, contraceptivos para não engravidar" e "Aborto legal para não morrer".
Te podría interesar
O Pastor Henrique Vieira é uma pessoa e um religioso necessário, fundamental nesse momento que vive o Brasil. A luta/ disputa é urgente pela verdadeira palavra de Jesus, seus ensinamentos sobre amor, empatia, tolerância, acolhimento, afeto. Que consigamos construir novos imaginários sobre fé, espiritualidade, sociedade e amor ao próximo (por mais que o próximo seja muito diferente de nós).
Sucesso nos anos 1990, a novela Renascer foi escrita por Benedito Ruy Barbosa, e ganha uma readaptação escrita pelo neto de Barbosa, Bruno Luperi. Na primeira versão, Lívio era um padre católico interpretado por Jackson Costa.
Apoiada pela Rede Globo, a adaptação teria sido sugerida por Luperi, que esteve a frente das alterações no roteiro de outro sucesso da emissora, a novela Pantanal. Nela, personagem José Leôncio, interpretado por Marcos Palmeira, passou a modernizar a fazenda com máquinas de tecnologia avançada.