DIREITOS HUMANOS

Pastor Henrique Vieira defende "Deus para todes" e celebra derrota da extrema direita

O deputado federal teve papel central na articulação política que derrotou a extrema direita na Comissão de Previdência e Família

Pastor Henrique Vieira defende "Deus para todes" e celebra derrota da extrema direita.Créditos: Câmara dos Deputados
Escrito en LGBTQIAP+ el

O deputado federal Pastor Henrique Vieira (PSOL-SP) emocionou a internet ao compartilhar um texto para comemorar a vitória do campo progressista sobre a extrema direita na Comissão de Previdência e Família.

Após mais de 6 horas de discussão, o deputado Pastor Eurico (PL-PE) pediu ao presidente da Comissão, o deputado Fernando Rodolfo (PL-PE), que não colocasse o relatório do Projeto de Lei 5167/2009, de autoria dos deputados Capitão Assumção (PSB-ES) e Paes de Lira (PTC-SP), que tem como objetivo proibir o casamento civil LGBT, em votação, pois queria mais tempo para mudar o seu texto e organizar um grupo de trabalho com os deputados contrários e os favoráveis ao texto.

Inicialmente, o novo relatório do deputado Pastor Eurico deve ser apresentado no dia 10 de outubro.

O recuo dos fundamentalistas é uma vitória da articulação dos movimentos sociais, dos parlamentares LGBT+ e aliados que fizeram enorme pressão e conseguiram colocar o debate nos meios de comunicação e nas redes sociais e, dessa maneira, alcançar diversos setores da sociedade brasileira. 

No âmbito da Câmara dos Deputados, a retirada, mesmo que momentânea, do relatório do PL que visa proibir o casamento civil LGBT no Brasil teve papel fundamental das parlamentares Erika Kokay (PT-DF), Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), Laura Carneiro (PSD-RJ) e Erika Hilton (PSOL-RJ).

"Felizes os que choram, pois serão consolados."

Como forma de comemorar e celebrar a retirada para votação do relatório do Pastor Eurico, o deputado Pastor Henrique Vieira publicou um texto que emocionou a internet.

"Deus, lembro-me das minhas primeiras orações, ainda tão menino. Você conhece meus passos e meu coração. E, na minha frágil humanidade, repleta de fraquezas e contradições, tenho encontrado a beleza do Teu amor", inicia Henrique Vieira.

Em seguida, o deputado, que também é pastor, comenta sobre o peso das batalhas. "O mundo, por vezes, é tão pesado. As lutas parecem em vão, e me pergunto a razão de tantas batalhas. É estranho ver o mundo doer em mim! Mas como esquecer dos rostos que vi?".

"Deus, que minha fé seja permeada por um radical amor. Que o terno e a gravata não engessem meus afetos. Que eu saiba bem a razão de estar aqui: crianças querendo comer e brincar; pessoas que só querem o direito de amar sem medo; povos que só querem na terra plantar e da Terra cuidar; artistas querendo dançar, jovens querendo sonhar; pessoas nas ruas querendo um teto para morar!", continua.

Por fim, Henrique Vieira defende que o amor de Deus é "para todos" e que "tem um arco-íris de diversidade e abraços negros de liberdade!".

"Eu só quero compartilhar do mistério da vida, descobrir o prazer de amar e a glória de servir. Pastor, artista, deputado… ou apenas Henrique, tentando pautar a vida por causas justas e amorosas. Vale a pena viver por elas! Vale a pena chorar por elas! A chama não tem pavio. Bendita fraqueza! Preciosas lágrimas! Deus, vou sorrir com Teu amor por nós, por todos e por mim!", conclui Henrique Vieira.