Sopa de Letras: Últimas notícias
O testamento de Darcy Ribeiro
19/5/2013 | Darcy - percebendo que o fim se aproximava - pediu: "doutora, estou com uma vontade de dar uma aula, a senhora não me traz uma criança pra eu dar a aula?". Deu aula a uma criança de 9 anos. Falou sobre o Brasil. Era o testamento que ele queria deixar.
"Aqui tem um bando de loucos"
15/5/2013 | Não era uma revista de esquerda a "Realidade". Mas no fundo era. Feita dentro da Abril, graças à persistência de Paulo Patarra (maestro), Sérgio de Sousa (primeiro violino desse bando que escrevia por música) e de tantos outros craques. Mylton Severiano (que estava no bando) contou tudo em livro histórico.
O livro sobre Chavez: "ecos de Bolívar"
10/4/2013 | No domingo, a Venezuela decide seu futuro: Nicolás Maduro tem a responsabilidade de comandar o chavismo - agora sem Chávez. A direita vai, de novo, apostar em Henrique Capriles. De que forma Bolívar virou um símbolo do chavismo? É esse o tema do livro do historiador Alexandre Ganan de Brites Figueiredo, da Universidade de SãoPaulo. O livro será lançado no dia 19 de abril, em São Paulo.
"Por acidente": um cronista na internet
4/9/2012 | A boa crônica, como o samba, "agoniza mas não morre". Alguém sempre aparece pra socorrer. Crônica, agora, a gente lê na internet. No R-7, em pílulas, toda semana o jornalista Luis Cosme vai publicar uma nova. Conheço o Cosme há 20 anos. Botafoguense da gema, ele tem a calma e a picardia dos cariocas criados na zona norte do Rio. Vive em São Paulo há décadas. Essa mistura resultou em boas histórias. Cosme, um cronista na internet. Confira.
A vida e obra de Augusto Boal em debate
18/6/2012 | A partir de amanhã, terça-feira (19), o dramaturgo Augusto Boal será tema de um ciclo de palestras em São Paulo. Serão quatro dias de debates com nomes do teatro brasileiro. Entre eles, Izaías Almada, colunista deste Escrevinhador. O evento acontece pela tarde e é gratuito.
Biografia revela ilustrador do século XIX
27/5/2011 | Importante personagem da história da imprensa brasileira, o italiano Ângelo Agostini é pouco conhecido e estudado. Designado amplamente como artista gráfico, Agostini (1843-1910) é o principal ilustrador da segunda metade do século XIX e um dos grandes retratistas de seu tempo. Além de ser o introdutor da história em quadrinhos no Brasil e um defensor da causa abolicionista.
Livro polêmico é disponibilizado para o público
19/5/2011 | Nesta semana, o Escrevinhador publicou o artigo do professor Marcos Bagno, da UnB, que gerou um grande debate entre os leitores do blog. Em seu texto, o professor defende o livro “Por uma vida melhor”, que tem sido criticado por admitir a variante não formal da língua portuguesa. Na grande mídia, argumentou-se que o livro “ensina a falar errado”. O livro é utilizado no programa “Educação de Jovens e Adultos” e foi submetido à avaliação do Ministério da Educação.
Izaías Almada e o drama dos desaparecidos
28/3/2011 | Nesta quarta-feira, tem início a 20ª edição do Festival de Teatro de Curitiba, um dos mais importantes eventos de artes cênicas do Brasil. Com duração até dez de abril, o Festival reúne mais de quatrocentas atrações, entre teatro, música, circo, stand-up comedy, dança e cinema. O dramaturgo e escritor Izaías Almada, colunista deste Escrevinhador, terá sua peça “Pai” encenada pela Cia Nuvem da Noite.
O sargento que lutou contra a ditadura
9/9/2010 | Chega às livrarias uma obra que ajuda a desvendar mais do passado recente brasileiro. Ao traçar o perfil de Pedro Lobo, que combateu a ditadura de armas na mão, o jornalista e historiador João Roberto Laque conta a história daquele período.
Aurélio revela: "fumei, mas não traguei"
16/8/2010 | No "Doladodelá", Marco Aurélio Mello transforma realidade em ficção. Drogas, espionagem, lares dilacerados. Tudo isso aparece na novela cibernética, inspirada na situação dramática de famílias poderosas e desesperadas, na zona sul carioca. Quem é o misterioso vizinho do andar de baixo? Confiram!