Mistério: “Buraco” aparece no céu do litoral de São Paulo e assusta moradores
Fenômeno foi registrado em cidade que se destaca com investimentos no turismo ufológico
Os habitantes do município de Peruíbe, no litoral de São Paulo, ficaram assustados e intrigados com o aparecimento de um “buraco” misterioso no centro de uma nuvem no céu da cidade.
O fato foi registrado neste sábado (22) e, ao contrário do que algumas pessoas pensaram, não tem relação com extraterrestres. Trata-se de um raro fenômeno climático.
O círculo no centro da nuvem foi avistado de qualquer local do município. A imaginação dos moradores voou alto, porque Peruíbe é conhecida por já ter registrado vários eventos, aparentemente sem explicação, atribuídos à presença de extraterrestres.
“A nuvem ao redor do buraco é chamada de ‘alto-cúmulo estratiforme’ e é muito comum. Já o ‘buraco’ ao centro é um fenômeno incomum chamado fallstreak cloud”, esclareceu o meteorologista e agrometeorologista Rodolfo Bonafim, em entrevista para A Tribuna.
O especialista explicou, ainda, como o círculo se formou: “Gotículas de água subiram a níveis médios da atmosfera, alcançaram temperaturas negativas (abaixo de zero) e se transformaram em minúsculos cristais de gelo que ficaram concentrados no centro da nuvem. Os microcristais são invisíveis a olho nu. Então, parece que há um buraco no centro da nuvem”.
O meteorologista concluiu tranquilizando a população local. “É uma espécie de nuvem inofensiva, sem nenhuma relação com tempestades, muito menos com ufos”.
Cidade investe no turismo ufológico
Peruíbe é considerada a primeira cidade do Brasil e da América Latina a investir no turismo ufológico. A informação consta no site oficial da própria prefeitura.
Há, inclusive, um roteiro de turismo ufológico, implementado pela Secretaria Municipal de Turismo. A iniciativa ocorreu em 2009, depois de uma série de relatos de aparecimentos e eventos inexplicáveis, além de abduções.
O roteiro inclui locais como Barra do Una, Ruínas do Abarebebê, Guaraú, Perequê, São José, Bairro São José, Costão e Pedra da Serpente. Nestes pontos, foram registrados inúmeros relatos da presença de objetos voadores não identificados.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.