HEPATITE A

Você sabia que morango pode causar hepatite? Saiba o que fazer para prevenir

Higiene correta de frutas, legumes e verduras ajuda a prevenir a contaminação por bactérias, agrotóxicos e sujeiras

Entenda e relação entre morango e casos de hepatite A.Créditos: RDNE Stock project/Pexels
Escrito en SAÚDE el

Em Portugal e Espanha, as autoridades de saúde estão investigando, desde o início de março, surtos de hepatite A. De acordo com a Direção-Geral de Saúde (DSG) de Portugal, foram 23 casos identificados entre 1° de janeiro e 5 de março. Em ambos os países, os órgãos sanitários investigam uma possível relação ao consumo de morangos

Na Espanha, o Sistema Europeu de Alerta Rápido para Alimentos e Rações (RASFF) alertou para a presença do vírus da Hepatite A em morangos provenientes do Marrocos. A situação foi considerada grave e a Associação Valenciana de Agricultores (AVA-ASAJA) chegou a enviar uma carta ao ministro da Agricultura, Pesca e Alimentação de Espanha, Luis Planas, exigindo que solicite explicações do país marroquino. 

Morango e hepatite A

Fruta bem popular, os morangos, além de exigirem maior cuidado no armazenamento por serem frutas sensíveis, também devem ser, assim como todos os alimentos frescos, corretamente higienizados. 

A higiene correta de frutas, legumes e verduras evita a contaminação por bactérias, agrotóxicos e sujeiras. A hepatite A é uma doença infecciosa e os morangos estão entre os alimentos mais suscetíveis a carregar seu vírus. 

Higiene correta

O Ministério da Saúde adverte que a higienização correta de frutas, verduras e legumes se dá através de uma solução de água sanitária. O produto deve ser sem alvejante e perfume, com 1% de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de sódio a 1%. A solução é a seguinte: dilua 2 colchetes de sopa para cada litro de água

É importante observar se a sua água sanitária tem um selo que permite o uso na higienização de alimentos. Normalmente, também vem a instrução de como usá-la no rótulo do produto. 

Hepatite A

A hepatite A é uma doença infeciosa causada pelo vírus A (HAV) da hepatite e também é conhecida como “hepatite infecciosa”. Normalmente, de acordo com o Ministério da Saúde, os casos da doença não são graves, mas os sintomas e a letalidade aumentam com a idade.

O contágio se dá a partir do contato fecal-oral (contato de fezes com a boca) relacionado a alimentos ou água inseguros, baixos níveis de saneamento básico e de higiene pessoal. Também pode acontecer por contato pessoal e sexual

Sintomas

Os sintomas mais comuns são: fadiga, mal-estar, febre, dores musculares, que podem ser seguidos por sintomas gastrointestinais como: enjoo, vômitos, dor abdominal, constipação ou diarreia

Também pode apresentar urina escura, que ocorre antes da fase onde a pessoa pode ficar com a pele e os olhos amarelados. Os sintomas costumam aparecer de 15 a 50 dias após a infecção e duram menos de dois meses.