DENGUE

Vacina contra a dengue: veja tudo o que sabemos até agora

País iniciou a vacinação em massa pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças de 10 a 11 anos; saiba mais

SUS inicia vacinação contra a dengue; saiba mais.Créditos: Tomaz Silva/Agência Brasil
Escrito en SAÚDE el

A vacinação contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS) começou nesta sexta-feira (9). O Distrito Federal foi o primeiro local a distribuir a vacina para a população.

São cerca de 71 mil doses disponíveis no DF que serão aplicadas, inicialmente, entre crianças de 10 a 11 anos. A previsão é de que até a primeira quinzena de março todas as crianças nessa faixa etária residentes dos 521 municípios estejam imunizadas, segundo o diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti.

O público alvo, no geral, é de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. No entanto, o Ministério da Saúde explicou que houve uma mudança no cronograma para que mais municípios recebam as doses neste primeiro momento, diante do quantidade limitada de vacinas disponibilizadas pelo laboratório fabricante. 

Além do DF, mais nove estados foram selecionados para receber o lote inicial de 712 mil doses do imunizante nos próximos dias são: Goiás, Bahia, Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amazonas, São Paulo e Maranhão. Goiás também já recebeu as doses da vacina, nesta quinta-feira (8).

Os locais foram selecionados a partir de critérios estabelecidos pelo órgão, que priorizou cidades com mais de 100 mil habitantes, com classificação de alta transmissão de dengue tipo 2 e municípios próximos a esses locais.

Com o recebimento de mais 6,5 milhões de doses em 2024, o ministério espera expandir a vacinação para todo o público-alvo, de 10 a 14 anos, nos municípios selecionados, ao longo dos próximos meses, de forma progressiva.

Sobre a vacina Qdenga

A vacina, denominada de Qdenga, foi produzida pelo laboratório japonês Takeda e disponibilizada para distribuição pela SUS. Assim, o Brasil se tornou o primeiro país a vacinar em massa contra a dengue pelo sistema público de saúde.

O imunizante foi analisado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e aprovado em março de 2023. A inclusão da vacina no SUS foi feita pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec) de forma prioritária e em regime de urgência.

A vacina pode ser aplicado em pessoas de 4 a 60 anos de idade, independentemente de exposição prévia e protege contra os quatro subtipos do vírus da dengue existentes: DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4. Pessoas com mais de 60 anos não têm indicação para receber a vacina devido à ausência de estudos clínicos.

“Assim, a recomendação para indivíduos com mais de 60 anos deve ser encarada como uma indicação off label, a critério médico, respaldada pela aprovação por outras agências regulatórias, mas sem dados que atestem a segurança e a eficácia”, detalha a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim).

A vacina Qdenga é aprovada para a prevenção da dengue na União Europeia (UE)/Espaço Econômico Europeu (EEE), incluindo todos os Estados-Membros da UE e Irlanda do Norte, bem como países do EEA (Islândia, Liechtenstein, Noruega) e Grã-Bretanha.

Doses e intervalo 

A vacina Qdenga deve ser aplicada em duas doses no intervalo de três meses entre as aplicações. Pessoas que já foram infectadas por dengue também devem tomar. Para quem foi infectado recentemente, deve esperar 6 meses para receber a vacina. No entanto, quem for diagnosticado no intervalo entre as doses deve manter o esquema vacinal desde que o prazo em relação ao início dos sintomas não seja inferior a 30 dias.

Vacina brasileira

O Instituto Butantan, o maior produtor de vacinas e soros da América Latina e principal produtor de imunobiológicos do Brasil, está em fase de desenvolvimento de uma vacina brasileira, a Butantan-DV. O produção do imunizante está sendo feita em parceria com o laboratório Takeda. "As duas instituições manifestaram interesse em atuar em conjunto para acelerar a produção de vacinas no Brasil", afirmou o Ministério da Saúde, em nota.

Temas