MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE

Outra vez Ivermectina? Remédio alardeado por bolsonaristas é nulo contra dengue

Assim como na pandemia de Covid-19, voltamos a ver perfis de extrema direita espalhando as mesmas mentiras negacionistas na internet

Aedes Aegypri, o mosquito da dengue.Créditos: Arquivo Agência Brasil
Escrito en SAÚDE el

Assim como durante a pandemia de Covid-19, a Ivermectina voltou a ser assunto nas redes sociais. E novamente com perfis de extrema direita espalhando desinformação sobre seu uso. Dessa vez as mentiras negacionistas dizem que o medicamento serviria no combate à dengue.

Pura fake news, já devidamente desmascarada pelo Ministério da Saúde – dessa vez em situação inversa à verificada na pandemia. De acordo com a pasta, a ideia de que a Ivermectina ajudaria a tratar a dengue não passa de um boato sem qualquer fonte ou comprovação científica.

Pelo contrário, o medicamento é um antiparasitário e, se já não funcionava contra o vírus sars-cov-2, da Covid-19, é improvável que funcione para o vírus da dengue, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.

“Para ficar claro: a ivermectina também não é eficaz em diminuir a carga viral da dengue. O Ministério da Saúde não reconhece qualquer protocolo que inclua o remédio para o tratamento da doença. Disseminação de fake news, principalmente quando se trata de um cenário epidemiológico que pede atenção, é extremamente perigoso”, diz nota do Ministério da Saúde sobre a nova fake news bolsonarista.

Uma pessoa que contrai a dengue, ao sentir os sintomas precisa ir ver um médico para que um diagnóstico seja feito. Nesse meio tempo, beber água e descansar nunca é demais, mas não é recomendado o uso de medicamentos sem o devido acompanhamento médico. Uma vez diagnosticada a doença, o paciente será encaminhado pelos profissionais de saúde para o tratamento adequado, com medicamentos devidamente aprovados pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar