Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) seguem defendendo o uso de medicações são eficácia contra a Covid-19 mesmo depois de dois anos de pandemia. Uma fake news começou a ser difundida nesta segunda-feira (21) tenta relacionar a Rainha Elizabeth II, monarca do Reino Unido, com o uso da droga no tratamento que ela faz contra a Covid.
Bolsonaristas aproveitaram uma imagem exibida no programa A Current Affair, da TV australiana Channel 9, para criar uma teoria de que a rainha Elizabeth II estaria sendo medicada com ivermectina para tratar a infecção pelo Sars-Cov-2.
A narrativa, no entanto, se baseava apenas em uma caixa da droga que foi exibida no programa sem que haja qualquer relação com a medicação usada pela monarca.
A teoria foi denunciada pelo perfil @tesoureiros no Twitter. Perfis famosos do bolsonarismo difundiram a mentira.
A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), fiel escudeira do presidente Jair Bolsonaro, chegou a divulgar um card com a informação falsa. A imagem foi apagada do Twitter, mas pode ter circulado em outras redes.
O burburinho foi tamanho que o jornalista responsável pelo A Current Affair afirmou que o vídeo seria editado para não servir de munição para os negacionistas.