EXERCÍCIOS FÍSICOS

Como excesso de exercícios matou corredor de 50 anos no PE

Atleta foi acometido por rabdomiólise; entenda mais sobre a doença que deixa o xixi preto

Dorgival Celerino do Nascimento passou mal durante prova de corrida.Créditos: Reprodução/Recife Running
Escrito en SAÚDE el

Nesta quarta-feira (24), o corredor Dorgival Celerino do Nascimento, de 50 anos, morreu em Caruaru (PE) após ser internado por ter passado mal durante uma prova de 14 quilômetros de corrida no domingo (21). Ele sofreu de rabdomiólise, uma lesão muscular provocada por excesso de exercícios.

Dorgival participava da prova, que consistia em uma corrida de 14 km entre as cidades de Pombos e Gravatá, quando passou mal e foi levado à uma unidade de saúde perto do município de chegada.

Desde segunda-feira (22), ele estava internado na UTI do Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru. A equipe médica informou que a causa da morte do corredor foi hepatite fulminante e rabdomiólise.

O que é a rabdomiólise

A rabdomiólise trata-se de uma lesão aguda nos músculos esqueléticos. Ela pode ser causada por excesso de atividades físicas ou por exercícios físicos feitos sem o preparo adequado.

Os sintomas incluem dor muscular, fraqueza e urina de cor amarronzada ou até preta. A doença pode evoluir para uma lesão renal aguda.

Isto porque o exercício gera a quebra das fibras musculares, que liberam substâncias na corrente sanguínea. Estas, por sua vez, em um processo natural, devem ser filtradas pelos rins. Quando o processo ocorre em excesso, esses órgãos ficam sobrecarregados.

A doença tem evolução rápida, por isso, aos primeiros sintomas, um médico deve ser consultado.