ALERTA

Vibrio vulnificus: Bactéria carnívora rara deixa 3 mortos nos Estados Unidos

O organismo causa doença conhecida como vibriose; vítimas tinham entre 60 e 80 anos

A bactéria Vibrio vulnificus.Créditos: Flickr
Escrito en SAÚDE el

Nos Estados Unidos, três pessoas morreram após serem infectadas pela Vibrio vulnificus, uma bactéria carnívora rara encontrada em águas salgadas quentes e mariscos crus, confirmaram as autoridades. 

Vibrio é a bactéria responsável por causar a cólera. No entanto, sua espécie Vibrio vulnificus, que provocou as fatalidades nos EUA, causa uma doença conhecida como vibriose.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em http://benfeitoria.com/apoieAto18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

De acordo com o diretor de comunicações do Departamento de Saúde Pública de Connecticut, Christopher Boyle, duas pessoas foram infectadas e morreram no estado após nadarem em locais separados do Estuário de Long Island. As vítimas tinham entre 60 e 80 anos.

No estado de Nova York, a governadora Kathy Hochul anunciou que a bactéria também foi detectada em um indivíduo que morreu em Long Island.

O que é Vibrio vulnificus

Vibrio vulnificus é uma bactéria carnívora encontrada em toda costa litorânea dos Estados Unidos. O organismo prefere águas quentes. Por isso, nos EUA, cerca de 80% das infecções ocorrem entre maio e outubro, quando as temperaturas estão elevadas, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês).

A família Vibrio causa vibriose, uma doença com os sintomas de diarreia, febre, dores abdominais, náusea, vômito e calafrios. Em casos mais graves os doentes podem desenvolver septicemia. O CDC afirma que casos leves de vibriose desaparecem após três dias. 

No entanto, casos graves podem causar até amputações de membros e a morte. No caso de infecções com Vibrio vulnificus, o CDC afirma que ela mata uma a cada cinco pessoas contaminadas nos EUA. 

Vibrio vulnificus é geralmente contraído pela ingestão de ostras ou outros tipos de mariscos crus ou mal cozidos. Outra forma de contágio é, em caso da presença de feridas na pele, o contato com a água do mar quente infectada, o que pode causar a inflamação dessa ferida, provocando até úlceras.

Todos podem contrair vibriose, mas pessoas com doenças hepáticas, câncer, diabetes, HIV ou outras doenças que suprimem o sistema imunológico estão mais suscetíveis. Também estão sob risco pessoas que tomam remédio para diminuir a acidez do estômago ou que fizeram cirurgia recente no órgão.

O Manual das Doenças Transmitidas por Alimentos da Secretaria de Saúde de São Paulo afirma que não há dados epidemiológicos sobre a frequência de Vibrio vulnificus no Brasil.

Autoridades de Connecticut e Nova York estão aconselhando as pessoas a tomarem precauções antes de consumir ostras cruas ou serem expostas à água salgada ou salobra, para evitar a contaminação pela bactéria.

*Com informações da CNN.