Muitas pessoas acreditam que, enquanto a esponja de cozinha estiver em boas condições, pode ser usada sem problemas. No entanto, isso não é verdade. Esponjas de cozinha podem abrigar uma grande variedade de bactérias, até mais do que um vaso sanitário.
Segundo um estudo guiado pela Universidade de Sonora, no México, a natureza porosa das esponjas possibilita que elas retenham água e funcionem como incubadoras de microrganismos. Na Universidade de Giessen, na Alemanha, cientistas também descobriram que as esponjas podem conter uma quantidade maior de bactérias causadoras de doenças.
Te podría interesar
Eles perceberam que as esponjas continham cinco dos dez grupos de bactérias mais comuns com potencial para causar infecções. Além disso, os microrganismos retidos pela esponja são responsáveis pelo odor desagradável de umidade, entre outros mais prejudiciais.
Quando trocar a esponja de cozinha?
O material de que é feita e de como ele é usado pode determinar a duração de uma esponja. Através de várias análises, a Universidade de Sonora recomenda trocá-la para prevenir doenças e infecções.
Te podría interesar
É hora de trocar sua esponja de cozinha se ela apresentar algum dos seguintes sinais:
- Caso as fibras estejam se separando;
- Caso apresente pontos pretos ou brancos nas fibras
- Caso a cor original tenha desaparecido;
- Caso surjam enrolamentos nas fibras ou bolinhas;
- Caso haja mau odor;
- Caso seja pegajosa ao toque;
- Caso esteja deformada ou muito macia;
É recomendável substituir a esponja pelo menos a cada 30 dias, já que os microrganismos em uma esponja iniciam sua proliferação a partir do primeiro uso e podem atingir uma concentração preocupante passado um mês.
Como fazer com que a esponja dure mais tempo?
- Uma boa ideia é remover os restos de comida nas louças com um guardanapo, antes de lavar os pratos;
- Após lavar a louça, é importante espremer a esponja para remover o máximo de água possível e não deixar a esponja submersa, mesmo em água com sabão, pois as bactérias se desenvolvem em ambientes úmidos;
- Se você quiser lavar a esponja, pode usar uma solução de água com um pouco de água sanitária (na proporção de 9 para 1). Mergulhe a esponja na solução por pelo menos 30 segundos e depois deixe-a secar;
- Uma opção é deixar a esponja de molho em vinagre durante a noite e deixar ela secando sob o sol no outro dia;
- Ferver as esponjas e panos uma vez por semana para eliminar 60% das bactérias também é uma alternativa;
- Ao comprar uma esponja, é recomendável escolher esponjas de fibras naturais, que não prejudicam o meio ambiente.