A Bombril, marca brasileira de produtos de limpeza, foi acusada de racismo nas redes sociais por associar o cabelo crespo a um de seus lançamentos. Trata-se de uma esponja inox batizada de "krespinha" e que, de acordo com a marca, é "ideal para limpezas pesadas".
"A Esponja Inox Krespinha é perfeita para a limpeza pesada. Remove sujeiras e gorduras de um jeito rápido e eficaz, sem esforço. Resistente e não enferruja", diz a descrição da esponja no portal da Bombril.
O nome do produto causou revolta nas redes sociais, especialmente por ser um momento em que grandes atos antirracistas eclodiram no país e no mundo. Com isso, a hashtag #Bombrilracista amanheceu nos trending topics da rede social.
"Acabei de tirar esse print do site da @BombrilOficial e estou extremamente ofendida e chateada com isso, é inacreditável que em pleno século 21 ainda de encontre esse tipo de coisa", diz um internauta.
"Cara, imagina quem sofreu bullying a infância/adolescência inteira vendo um caralho desse virando marketing. Eu acreditei até meus 18 anos que preto tinha que raspar o cabelo, me libertei e já fiz uns 10 penteados de lá pra cá. Eu to puto, chateado", desabafou outro perfil.
Muitos usuários da rede social também comentaram sobre o fato de que o cabelo crespo sempre foi associado aos produtos da marca de forma racista. O nome do novo produto, de acordo com os internautas, deve aumentar ainda mais as comparações.
A "krespinha" não é um produto novo no mercado brasileiro. Em 1952, uma esponja de aço de nome idêntico era vendida país e utilizava o desenho de uma menina negra como propaganda. "No Rio, todos me conhecem. Sou Krespinha – a melhor esponja para a limpeza da cozinha. As paulistas também vão me querer bem”, diz o anúncio.
Confira: