A Therapeutic Goods Administration (TGA), uma espécie de agência de vigilância sanitária da Austrália, anunciou que, a partir de agora, o MDMA, também conhecido como ecstasy, poderá ser receitado por médicos para tratamentos de saúde.
Não foi só ecstasy: a partir de agora, a psilocibina, substância presente nos cogumelos psicodélicos, também foi permitida para o uso medicinal no território australiano.
Te podría interesar
“Os psiquiatras podem ser autorizados a prescrever produtos contendo 3,4-metilenodioxi-metanfetamina (MDMA) ou psilocibina para uso em psicoterapia assistida por psicodélicos para tratar condições específicas de saúde mental”, disse a Therapeutic Goods Administration (TGA) da Austrália em um comunicado.
No fim do ano passado, a TGA já havia anunciado que estava analisando a possibilidade de permitir o uso de ecstasy e outras drogas psicodélicas para o uso medicinal.
Te podría interesar
O TGA “não espera a prescrição generalizada de MDMA ou psilocibina”, pois os tratamentos serão limitados a indivíduos com condições específicas de saúde mental que anteriormente eram resistentes a outros tratamentos formalmente aprovado, isto é, a medicação convencional.
Segundo os estudos que embasam a decisão da TGA, as drogas psicodélicas tem como foco o seu uso em caso de depressão e estresse pós-traumático.
“Como as terapias assistidas por psicodélicos não estão bem estabelecidas, os controles sob o esquema AP garantirão o uso seguro e apropriado de MDMA ou psilocibina. Os psiquiatras precisarão mostrar que possuem o treinamento necessário, competência e protocolos de tratamento robustos baseados em evidências que controlam adequadamente os riscos para os pacientes”, disse o TGA em nota.