Um surto de uma doença respiratória desconhecida já atingiu mais de 200 cachorros em diversos estados dos EUA desde agosto deste ano.
Os cientistas não conhecem o patógeno responsável pela doença, que causa sintomas como tosse, coriza, febre, letargia e perda de apetite nos animais.
Te podría interesar
Segundo relatos de veterinários coletados pela imprensa dos EUA, pelo menos quatro cães morreram ou foram sacrificados por conta da doença.
Ela pode durar cerca de oito semanas típicas, como as infecções respiratórias caninas conhecidas. Além disso, em casos mais graves, a doença pode evoluir para uma pneumonia aguda.
Te podría interesar
O surto é causado por algum agente patogênico desconhecido e já afetou cães em diferentes regiões dos EUA, como Oregon, Colorado, Massachusetts, Rhode Island, New Hampshire, Califórnia, Washington, Flórida e outros.
Segundo pesquisadores, trata-se de alguma' bactérica curiosa" nunci vista antes, com base em amostras coletadas de cães em três estados.
"É menor do que uma bactéria normal tanto em tamanho quanto no tamanho de seu genoma", disse o Dr. David Needle, um patologista veterinário sênior da Universidade de New Hampshire, à NBC News. "Resumindo, é uma bactéria estranha que pode ser difícil de encontrar e sequenciar", afirmou.
Ainda não existem evidências de que a nova doença chegou ao Brasil ou afetou cães em outros lugares do mundo, mas é importante ficar atento para os sintomas no seu pet e chamar um veterinário para fazer alguma consulta.