O happy hour realizado na residência oficial da presidência do Senado nesta quarta-feira (2) produziu alguns acertos e entendimentos comuns visando as eleições de 2026. Um deles teria envolvido o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
Segundo a colunista Roseann Kennedy, ambos teriam combinado o apoio à reeleição das senadoras Leila Barros (PDT-DF) e Eliziane Gama (PSD-MA).
Te podría interesar
Lula reafirmou aos senadores presentes a necessidade de se construir unidade no campo progressista e destacou o papel desempenhado por Eliziane Gama, uma das principais interlocutoras do presidente com o campo evangélico.
“A Leila é nossa candidata aqui no DF. Precisa do apoio de todos nós”, disse, por sua vez, Alcolumbre.
Te podría interesar
Disputa com Michelle Bolsonaro
A senadora do PDT deve enfrentar uma disputa dura pela reeleição no Distrito Federal, já que pode ter pela frente o atual governador Ibaneis Rocha (MDB) e a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL) como adversários.
Segundo levantamento do Paraná Pesquisas divulgado em 31 de março, Michelle lidera com 42,9% de intenções de voto, seguida por Ibaneis, que tem 36,9%.
Leila aparece na sequência, com 26,7%, seguida pelas deputadas federais Erika Kokay (PT), 24,2%, e Bia Kicis (PL), 20,7%, e a vice-presidente do PT-DF Rosilene Corrêa (PT), com 8,1%.
Em 2018, Leila, então no PSB, se tornou a primeira mulher a se eleger pelo Senado no Distrito Federal. Izalci Lucas (PSDB) ficou em segundo lugar, deixando para trás o senador Cristovam Buarque (PPS), que não conseguiu a reeleição.
Corrida acirrada no Maranhão
O mesmo Paraná Pesquisas também divulgou um levantamento sobre a disputa pelo Senado no Maranhão em 15 de fevereiro.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) lidera com 43,2% das intenções de voto, e o atual senador Weverton (PDT) tem 41,1%. Eliziane Gama é a terceira colocada, com 18,5%, seguida pelo deputado federal Pedro Lucas (União Brasil), que tem 12,8%, e o ministro do Esporte André Fufuca (PP), com 12,1%.
Weverton e Eliziane se elegeram em 2018, com 34,91% e 27,07% dos votos, respectivamente. Eles superaram os dois senadores do estado à época, Sarney Filho (PV), que teve 12,92%, e Edison Lobão (MDB), 9,44%.