FÓRUM ONZE E MEIA

Zé Dirceu tem que ir para o governo Lula, afirma Tony Garcia

Advogado e ex-deputado critica novas estratégias de comunicação e defende que ex-ministro é o único capaz de solucionar problemas do governo

José Dirceu.Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O advogado e ex-deputado estadual pelo Paraná, Tony Garcia, defendeu, em entrevista ao Fórum Onze e Meia desta segunda-feira (17), a volta do ex-ministro José Dirceu para o governo Lula (PT) durante a reforma ministerial que deverá ser feita pelo presidente. 

Garcia afirmou que não há uma coerência entre as declarações dos ministros do governo Lula, o que impede que os discursos do presidente "permeiem" a sociedade. Além disso, o advogado também apontou discordância em relação às estratégias de comunicação do novo ministro Sidônio Palmeira. O advogado cita ensinamentos do marqueteiro Washington Oliveto e afirma que quando uma personalidade política está passando por uma fase crítica, o aconselhado é fazer a pessoa "submergir, desaparecer, porque nessa hora o inconsciente popular está voltado contra aquela pessoa". Nesse sentido, Garcia discorda da estratégia de Sidônio de expor Lula nas campanhas de comunicação. 

"Cada vez que ela aparece, a pessoa não vê o que ele está falando e não assimila o que ele está falando. Ela olha e fica com raiva, e isso vai transmitindo para o outro. E o Sidônio está fazendo isso com o Lula. Ele está pegando o Lula nessa fase, em vez de botar os ministros deles para defender as ações do governo, ele está pegando o Lula para falar", analisa Garcia.

"Quando você está nessa fase [ruim], e você tem a imprensa toda em cima disso, você fala mil palavras que foram maravilhosas. Se você fala uma [frase] fora do contexto, a imprensa e a oposição vão pegar aquilo e vão te massacrar em cima daquilo", acrescenta. 

"Nós temos uma crise e a gente tem que sair dessa crise. Agora, não botar o presidente para correr o país para expor cada vez mais e aumentar a rejeição dele, como a gente está vendo", avalia.

Garcia acrescenta que por ter o privilégio de acessar pesquisas qualitativas sobre a aprovação do governo Lula todas as semanas, ele consegue enxergar esse efeito reverso. "Cada vez que expõe o Lula para falar sobre essas coisas, não permeia a sociedade", diz.

"Primeiro tem que sanear. Primeiro faz a limpeza, deixa os outros [ministros] falando. Só que ele colocou primeiro para falar o Rui Costa que foi um desastre, falou uma bobagem que a oposição transformou num pandemônio", declara Garcia, se referindo à proposta de intervir no preço dos alimentos. "Então, o que está faltando para o Lula é uma estrutura perto dele com capacidade de dialogar", completa. 

Nesse sentido, Garcia defende que o único capaz de organizar essa base de comunicação do governo é o ex-ministro Zé Dirceu. "Para mim falta o Zé Dirceu. Se não tiver o Zé Dirceu, não tem como arrumar isso daí. É uma confusão entre eles. Rui Costa fala uma coisa, é contra o Haddad que é contra isso, aí vem a Gleisi fala outro, o Lula fala outro. Isso confunde todo mundo", critica o advogado.

"Tinha que pegar uma pessoa com capacidade política de entendimento com a sociedade, como Zé Dirceu, para arrumar a casa. Isso é premente. O paciente está na UTI, a gente tem que trazer o melhor médico do mundo. Para mim o melhor médico do Brasil é Zé Dirceu", defende Garcia. 

"A comunicação está enterrando o presidete. Tem que ter o Zé Dirceu do lado dele que chega e falar: 'Ô, presidente, está acontecendo isso, você tem que ficar aqui, nós temos que falar aqui'. O Lula tem que ouvir agora. Problema é que ninguém fala com ele, ninguém tem autoridade para falar com ele", avalia. 

"Preso ilegalmente por um juiz corrupto"

Por fim, Garcia ainda afirmou que muitos políticos do PT "esqueceram" que Lula ficou 500 dias "preso ilegalmente por um juiz corrupto", e não agem para defender o presidente e levantar essa pauta. 

"Cadê esses senadores que a maioria se elege nas coisas do Lula? Está todo mundo calado, acovardado? Não entendo mais nada do que está acontecendo no país. Eles isolam o Lula, ninguém fala nada para ele, não fala nada de ruim, não fala nada de bom, e o presidente fica sem saber e está sendo jogado numa espiral dependente pelo próprio marqueteiro dele que, às vezes para mim, está trabalhando para a direita. Isso não é possível. Qualquer pessoa que entende de propaganda política sabe que a estratégia está errada. Então, quem que vai falar isso para o Lula? Só tem um cara no Brasil, e chama-se Zé Dirceu", finaliza Garcia.

Confira entrevista completa do advogado Tony Garcia ao Fórum Onze e Meia 

Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar