Lideranças do PT e, sobretudo, de movimentos sindicais querem que o ex-ministro José Dirceu volte à presidência do PT para substituir Gleisi Hoffmann. Segundo elas, Zé seria o único nome do partido com capacidade para fazer frente ao cargo nos dois próximos anos antes das eleições presidenciais, além de governadores, deputados e senadores.
Zé Dirceu é, segundo um deputado declarou à coluna de Mônica Bergamo, da Folha, adorado pela militância do partido. O seu nome, continua o parlamentar, teria apoio imediato de todos.
Te podría interesar
Zé, por sua vez, já foi procurado por sindicalistas para falar sobre a possibilidade de sua candidatura. Ele, no entanto, diz que não quer de jeito nenhum. O ex-ministro vai fazer 80 anos e afirma que já fez isso “a vida inteira”. Ele era o presidente da legenda entre 1995 e 2003 e foi considerado o grande estrategista por trás da primeira vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência.
Já tem candidato
Há outro entrave. Zé Dirceu já tem seu candidato ao cargo, que não por acaso é o mesmo de Lula. Trata-se de Edinho Silva, que acaba de deixar o cargo de prefeito de Araraquara.
Te podría interesar
Processos
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) encerrou todos os processos contra Zé Dirceu em dezembro. O fato ocorreu após o STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes ter anulado suas condenações.