ELEIÇÕES 2024

Maria do Rosário lidera corrida para a Prefeitura de Porto Alegre, diz pesquisa

Sebastião Melo, atual prefeito da capital gaúcha que acaba de viver as piores inundações da sua história, está logo atrás, forçando um empate técnico

Maria do Rosário (PT-RS).Créditos: Mario Agra/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

Em pesquisa da Futura Inteligência divulgada pela Revista Exame nesta quarta-feira (3), a deputada federal Maria do Rosário (PT) lidera a corrida pela prefeitura de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, com 29,2% das intenções de votos. Ela é seguida por Sebastião Melo (MDB), o atual prefeito, que obteve 28% e forçou um empate técnico devido à margem de erro do levantamento.

Juliana Brizola (PDT) foi a terceira colocada com 10% das intenções de votos. Indecisos foram 7,8% e votos brancos e nulos somaram 7,9%.

Any Ortiz (Cidadania) obteve 5,8% das intenções de votos e foi seguida por Doutor Thiago Duarte (União) com 5,8%, Luciano Zucco (PL) com 3,1% e Felipe Camozzato (Novo) com 2,9%.

Maria do Rosário liderou o primeiro turno nas diferentes simulações feitas pelo instituto. Mas um dado que chama atenção negativamente para a sua campanha foi a baixa transferência de votos da candidata pedetista. Numa simulação sem a presença de Juliana Brizola, a deputada petista obteve 29,6% das intenções de votos, 0,4 pontos percentuais a mais em relação à simulação principal, com todos os candidatos.

A pesquisa ouviu 800 eleitores de Porto Alegre entre 17 e 21 de junho por meio de entrevistas telefônicas assistidas por computadores (Cati). A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

Pesquisa espontânea

Uma das simulações, a única que Maria do Rosário perdeu, foi na espontânea, quando o entrevistado declara seu voto sem que as opções lhe sejam apresentadas. Melo liderou com 32,7% e a deputada ficou com 21,7%. Os outros candidatos não passaram de 2%.

Segundo turno

A pesquisa ainda simulou um segundo turno entre Maria do Rosário e Sebastião Melo, em que o atual prefeito aparentemente vira o jogo. Melo marcou 47,2% das intenções de votos contra 39,5% da concorrente.

Mas para José Luiz Soares Orrico, fundador e diretor técnico do Futura Inteligência, os números são positivos para a candidatura da petista. Ele avalia que a reeleição de Sebastião Melo estava encaminhada até as históricas inundações que atingiram a capital gaúcha em maio. Depois disso, ele mantém algum favoritismo, mas as cartas parecem ter sido embaralhadas.

“Após as enchentes o processo ficou indefinido. A campanha e a exploração do que foi feito ou não foi feito pelo prefeito é o que deve pautar a eleição. A candidata Maria do Rosário cresceu muito e a pesquisa indica que ela vai disputar a eleição com chances”, analisou para a Exame.