O Diretório Municipal do PT em Niterói, no Rio de Janeiro, se reuniu nesta sexta-feira (7) e decidiu por unanimidade apoiar a pré-candidatura de Rodrigo Neves (PDT) à Prefeitura da cidade. O pedetista foi prefeito entre 2013 e 2020, em gestões bem avaliadas pela opinião pública.
Em pesquisa do Instituto Gerp divulgada em maio, Neves aparece disparado na liderança com 46% das intenções de votos e chances de ganhar em primeiro turno. Carlos Jordy (PL), o candidato bolsonarista que ocupou o segundo lugar, estava quase 30 pontos percentuais atrás, marcando 18%.
Te podría interesar
O PT entende que 'a eleição do ex-prefeito Rodrigo Neves é movimento fundamental para aglutinar o campo democrático, garantindo a eleição de um projeto que tirou a cidade do caos, mas que precisa seguir em frente'.
A afirmação foi feita em nota do Diretório Municipal do PT de Niterói divulgada para a imprensa. No texto, o partido relembra a importância da primeira eleição municipal após a queda de Bolsonaro e reafirma o papel do partido nesse momento histórico.
Te podría interesar
"O PT deve ter papel protagonista nessa quadra da luta política, não podendo deixar de ter sua identidade. Para isso, precisamos eleger um expressivo número de vereadores e garantir que nosso partido tenha papel expressivo na construção do programa de governo e na efetivação das políticas públicas no futuro governo", diz trecho final da nota.
Leia a nota do DM do PT de Niterói na íntegra
Faz pouco mais de 1 ano que o Brasil voltou a ter um governo e acordou do tão doloroso pesadelo que ameaçou nossa democracia, travou nossa economia e promoveu o maior retrocesso social já visto em um só governo. Mesmo com a herança maldita que encontrou, o governo Lula vem melhorando a vida do povo, a inflação foi controlada, o emprego formal voltou a crescer, o orçamento das principais políticas públicas foi recomposto e a normalidade institucional foi rapidamente recuperada.
Ainda estamos lidando com uma conjuntura muito desfavorável, com um congresso altamente conservador dominando boa parte do orçamento, uma sociedade altamente polarizada e um alto número de prefeitos e governadores alinhados com o governo anterior.
É nesse contexto que chegamos às eleições de 2024, eleições essas que serão fundamentais para que possamos derrotar de vez o bolsonarismo em todo país e construir as bases para a reeleição do presidente Lula em 2026, sendo assim, fundamental que o PT e seus aliados elejam por todo Brasil um grande número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores comprometidos com desenvolvimento sustentável, com a distribuição de renda e em especial com a preservação e fortalecimento da nossa democracia.
No estado Rio de Janeiro, berço político da família Bolsonaro, temos uma responsabilidade ainda maior, que vai além do aspecto simbólico de vencermos no município de Niterói, o Estado é decisivo para a disputa nacional, devendo o PT articular uma frente progressista capaz de melhorar a correlação de forças no estado e que sobretudo possa eleger prefeitos alinhados com o governo Lula, facilitando assim a implementação de políticas públicas federais capazes de melhorar a vida do povo fluminense.
Em Niterói, o PT compõe o projeto que governa a Cidade há 15 anos e apoiar sua continuidade com a eleição do ex-prefeito Rodrigo Neves (PDT) é movimento fundamental para aglutinar o campo democrático, garantindo a eleição de um projeto político que tirou a cidade do caos e do amadorismo, mas que precisa seguir em frente para entregar ao povo niteroiense a cidade que ele merece.
Contribuímos substancialmente com o atual governo com o modo petista de governar por meio das políticas das Culturas, Assistência Social, Economia Solidária, Segurança Alimentar e Participação Social, representando as principais entregas do atual governo.
A moeda Social Arariboia, os restaurantes Populares, o retorno do projeto Arte na Rua, o projeto EcoSocial e o Rede Acolher, são alguns dos bem-sucedidos projetos protagonizados pelo Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras na cidade.
O PT deve ter papel protagonista nessa quadra da luta política, não podendo deixar de ter sua identidade. Para isso, precisamos eleger um expressivo número de vereadores e garantir que nosso partido tenha papel expressivo na construção do programa de governo e na efetivação das políticas públicas no futuro governo.
Niterói, 07 de junho de 2024