SMART CITY EXPO 2024

Niterói: Projeto revolucionário coloca cidade como finalista do prêmio Cidades Brasileiras Inteligentes

Evento reúne mais de 16 mil visitantes, além de contar com 180 palestrantes e moderadores de mais de 45 nacionalidades; Projeto do município fluminense alia tecnologia com participação popular

Niterói.Créditos: Governo do Rio de Janeiro/Wikimedia Commons
Escrito en TECNOLOGIA el

Um projeto revolucionário que alia as novas tecnologias de informação com o incentivo da participação popular colocou a cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, entre as finalistas do prêmio Cidades Brasileiras Inteligentes (Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards) na categoria Transformação Digital e Inovação.

A cidade concorre com o case “Gestão Colaborativa do município de Niterói” que através da gestão de canais digitais e integração de pontos de atendimento ao cidadão, físicos e telefônicos, promove anualmente a participação de dezenas de milhares de cidadãos. O canal cria o espaço para que os cidadãos possam apontar demandas e fazer sugestões de zeladoria e políticas públicas, além de acessarem serviços públicos e direitos. O projeto ainda envolve centenas de servidores e diversos órgãos e departamentos da prefeitura.

O Smart City Expo Curitiba 2024, cujo tema é “Reinventando Cidades para Todos” (“Reinventing cities for all”), reúne entre 20 e 22 de março na capital paranaense especialistas de todas as áreas para compartilhar ideias e soluções sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável.

O evento tem a chancela da Fira Barcelona, instituição internacional com 90 anos de história e referência em encontros globais. Reúne mais de 16 mil visitantes, além de contar com 180 palestrantes e moderadores de mais de 45 países. Além disso, conta com a participação de representantes do setor público, empresas, universidades e representantes da sociedade civil para debater formas de reinventar as cidades a fim de torná-las mais sustentáveis e eficientes a partir de soluções tecnológicas.

Entre os participantes está Fernando Stern, coordenador de Comunicação Digital e Relacionamento com o Cidadão da Prefeitura de Niterói. Ele participará do painel “(Re)forçando a Gestão Urbana: como as Cidades Inteligentes podem se beneficiar das tecnologias de ponta?” junto com outros brasileiros, uma canadense e um espanhol. A apresentação será nesta quinta-feira (21), às 9h30, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.

“Niterói é uma cidade com uma longa história de mobilizações sociais e que instituiu, muitas vezes de forma inovadora, diversas ferramentas de escuta e participação social. Há cerca de 10 anos, foi iniciada uma estratégia nas redes sociais, com a abertura de canais para receber demandas e sugestões da população em tempo real e sem a mediação da burocracia tradicional. Em parceria com o Colab, desenvolvemos esse trabalho, que virou um case de sucesso e que vem sendo reconhecido. Essa estratégia tem sido reconhecida nacional e internacionalmente como uma grande experiência de governo digital e gestão colaborativa, sendo uma das mais eficientes do país”, avalia Stern.

O painel que Stern participa vai abordar a crescente complexidade dos desafios urbanos e a necessidade cada vez maior de serviços eficientes com uso de tecnologias de ponta que estão se apresentando como ferramentas transformadoras e que podem ser uma aliadas para os governos enfrentarem desafios como desigualdade, sustentabilidade e desenvolvimento de infraestrutura, possibilitando uma alocação de recursos mais eficaz e mecanismos de governança transparentes.

Da parte da Prefeitura de Niterói, também participam do evento a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Indústria Naval (Seden) e a Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans).

O resultado do prêmio Cidades Brasileiras Inteligentes será divulgado na noite da próxima quinta-feira (21).