Um grupo de pastores da Igreja Assembleia de Deus Ministério Ferreira, de Embu das Artes, na Grande São Paulo, despertou a revolta das convenções superiores do movimento evangélico que fazem parte e dos próprios fieis ao aparecem em vídeo nas redes sociais declarando apoio à candidatura de Rosângela Santos (PT) à Prefeitura da cidade.
O vídeo foi publicado nas redes sociais da candidata nesta segunda-feira (3), e mostra o momento em que recebe o apoio dos pastores José Martins, Chico Brito e Jair Eufrásio. E em poucas horas a decisão já seria reprovada pelas convenções nacional e estadual as quais a igreja é filiada.
Te podría interesar
Segundo o site Fuxico Gospel, especialista em notícias do segmento, o apoio dos pastores à candidata petista causou “mal estar” na Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil (CGADB) e na Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Estado de São Paulo (Confradesp).
A igreja em questão faz parte de movimento evangélico surgido no início do XX e conhecido mundialmente como Fraternidade Mundial das Assembleias de Deus. Todas as igrejas que participam desse movimento, seguirão os dogmas e interpretações bíblicas advindas dessas organizações centrais. O expoente mais midiático desse movimento no Brasil é o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo do Rio de Janeiro.
Te podría interesar
E assim como seu principal porta-voz, as convenções são fortemente marcadas pelo conservadorismo. Inclusive professando a suposta doutrina de que “um cristão não pode apoiar pautas de esquerda”. A punição para pastores que descumpram essa premissa foi inclusive anunciada recentemente numa das resoluções da CGADB.
É justamente nesse sentido que os fieis do Ministério Ferreira de Embu das Artes também se revoltaram com o apoio à candidata petista dado pela igreja. Três deles foram ouvidos pelo site supracitado: uma irmã, um obreiro e uma obreira. Todos se disseram decepcionados com a decisão e reiteraram que “apoiar uma candidata do PT vai contra tudo” o que acreditam.
Os fieis também alegam que não foram consultados e pedem que a igreja reconsidere a decisão. Já as convenções, mesmo desaprovando a situação de antemão, ainda não tomaram providências ou se manifestaram publicamente.
Quem é a candidata à Prefeitura de Embu das Artes
Rosângela Santos tem 39 anos e é militante de movimentos de moradia e de mulheres da cidade, além de filiada ao PT desde 2003. Sua própria residência é fruto dessa luta por moradia. Nas redes sociais, para além de fotos de encontro com o presidente Lula, ela mostra toda a capacidade de diálogo que permitiu a articulação esse apoio dos pastores.
Em 2016 foi a vereadora mais votada de Embu das Artes e nas eleições seguintes concorreu pela primeira vez à Prefeitura. Não venceu, mas obteve um bom resultado entre as candidaturas femininas petistas naquelas eleições municipais em São Paulo.
Em 2022 foi eleita suplente de deputada federal e apresentou um pedido em Brasília para a construção de um Hospital Geral em Embu das Artes. Na política municipal é o principal nome de oposição a Ney Santos (Republicanos), o atual prefeito.