EXCLUSIVO

Sâmia vai denunciar deputados a favor do PL dos Estupradores nas eleições: "foi um grande tiro no pé"

Deputada afirma que debate sobre o projeto é "oportunidade de ir para ofensiva" e vai usar a proposta para pressionar extrema direita

Samia defende que esquerda avance sobre extrema direita com apoio da sociedade contra PL dos Estupradores
Samia defende que esquerda avance sobre extrema direita com apoio da sociedade contra PL dos EstupradoresCréditos: Reprodução/Facebook
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista ao programa Fórum Onze e Meia desta sexta-feira (14), a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) afirmou que seu partido irá utilizar o projeto de lei 1904, o chamado PL dos Estupradores, para pressionar a extrema direita nas eleições municipais de 2024.

Uma parte da esquerda institucional decidiu não se posicionar sobre o projeto de lei. Alguns políticos ouvidos pela Fórum, inclusive, afirmaram temer entrar na discussão para não serem taxados de "abortistas".

Para Sâmia, na verdade, é a esquerda que deveria estar usando a pauta para escancarar a crueldade de Nikolas Ferreira (PL-MG), Carla Zambelli (PL-SP) e outras figuras da extrema direita contra as mulheres.

Leia: PL do Estupro: quais parlamentares assinam o projeto para criminalizar mulheres vítimas de violência

"A forma como foi [a votação] feita foi um grande tiro no pé. Assim, eu acho que tudo foi forma e conteúdo", disse Sâmia. "Eu acho que os caras que propuseram o projeto, também o Arthur Lira [presidente da Câmara dos Deputados, que pautou a votação], não faziam a menor ideia com quem estavam mexendo", completou.

Para Sâmia, a mobilização foi capaz de virar o jogo. "Foram 48 horas para eles terem que se explicar por que estão querendo atacar as vítimas de estupro", afirmou. "Eu vejo como uma oportunidade para mostrar quem é o perverso, já que eles tentam levar sempre para o debate moral", completou.

"Outubro já está aí. Que esteja nos nossos materiais de campanha o nome de cada um deles. 'Esse aqui defende o PL estuprador'", afirmou a parlamentar. "Acho que é uma perda de oportunidade da gente ir para a ofensiva, acho que o jogo está virando", completou.

Confira a entrevista completa de Sâmia Bomfim ao Fórum Onze e Meia desta sexta-feira (14):

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar