Pesquisa de intenções de voto para a prefeitura de Belo Horizonte (MG) realizada pela Quaest para o Diário do Poder aponta o deputado estadual e apresentador de TV Mauro Tramonte (Republicanos) na liderança com 25%. Em seguida aparecem Bruno Engler (PL) e João Leite (PSDB), ambos com 11%.
Ainda na consulta estimulada, quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos aos entrevistados, três candidatos aparecem empatados na sequência: Duda Salabert (PDT), Carlos Viana (Podemos) e o atual prefeito Fuad Noman (PSD), com 9%. Pela margem de erro, eles estão em situação de empate técnico com Engler e Leite. Rogério Correia (PT) tem 6%.
Te podría interesar
Gabriel Azevedo (MDB) e Bella Gonçalves (PSOL) têm 2% cada. Ana Paula Siqueira (Rede), Paulo Brant (PSB) e Luiza Barreto (Novo) aparecem com 1% cada. Os indecisos somam 6% e brancos e nulos alcançam 7%.
Na pesquisa espontânea, quando não são mencionados os nomes aos entrevistados, o índice de indecisos é elevado, chegando a 87%. O atual prefeito Fuad Noman é desconhecido por 48% dos entrevistados.
Te podría interesar
Também foram realizadas simulações de segundo turno e em todas elas Tramonte derrota os adversários. Sem a presença do pré-candidato do Republicanos no turno final, Carlos Viana é quem se sai melhor no confronto com seus adversários.
A pesquisa ouviu 1.200 eleitores entre 5 e 8 de junho e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A sondagem foi protocolada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-00125/2024.
Direita e esquerda em Belo Horizonte
A pesquisa Quaest mostra um percentual elevado para os candidatos da direita e extrema direita nas eleições da capital mineira. O líder da sondagem, Mauro Tramonte, é apresentador há 16 anos na Record TV e licenciado do programa “Balanço Geral Minas Gerais”.
Com o jornalista na disputa, quem perde espaço para crescer é o bolsonarista Bruno Engler, deputado estadual pelo PL que conta com apoio declarado do ex-presidente. Já o prefeito Fuad Noman, que assumiu a cadeira após a saída de Alexandre Kalil, em 2022, para disputar o governo do estado, ainda tem espaço para crescer. Além de contar com o apoio do presidente do Senado Rodrigo Pacheco, do mesmo PSD, ele ainda é desconhecido por boa parte do eleitorado.
Há novidades em relação à época em que foi fechada a pesquisa. O ex-vice-governador Paulo Brant, do PSB, que tem 1% na Quaest, anunciou que será vice do presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo, do MDB, que marcou 2% no levantamento.
Pela esquerda, o deputado federal Rogério Correia deve contar com o apoio do PSOL, que abriu mão da pré-candidatura da deputada estadual Bella Gonçalves para unir forças com o PT. Já Duda Salabert está encaminhando o apoio de Ana Paula Siqueira (Rede), que marcou 1% na pesquisa Quaest.