Pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Doxa e divulgada nesta terça-feira (4) mostra o deputado federal e pré-candidato à prefeitura de Belém (PA) pelo PL, Éder Mauro, na liderança com 20% de intenções de votos. Ele é seguido pelo atual prefeito da capital paraense, Edmilson Rodrigues (PSOL), que tem 14,8%, em situação de empate técnico com Igor Normando (MDB), 14,4%.
O levantamento traz o deputado estadual Thiago Araújo (Republicanos) com 11,4%. Na sequência vem Everaldo Eguchi (PRTB), com 7,3%, e o radialista Jeferson Lima (Podemos), com 6,5%. Outro postulante do PL, Capitão Nassar, foi incluído na pesquisa e aparece com 2,1%. Marcos Sousa (Agir) e Italo Abati (Novo) têm 1,2% cada.
A pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos pré-candidatos, mostra um elevado índice de indecisos, com 58,4% não apontando ninguém. Éder Mauro também lidera, com 8,7%, mas em empate com Edmilson Rodrigues, 7,8%, e Igor Normando, 7,3%.
Em relação à rejeição, 55,2% dos entrevistados dizem não votar em Edmilson Rodrigues, enquanto 14,7% afirmam que não escolheriam Eder Mauro.
Aprovação do prefeito, governador e presidente
O atual prefeito Edmilson Rodrigues tem aprovação de 17,8% dos entrevistados, enquanto 78,4% o desaprovam. Mesmo com um índice baixo, a taxa de aprovação apresentou evolução contínua desde janeiro, quando o percentual era de 11,3%.
Já o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), mantém a popularidade elevada em Belém, praticamente estável desde o início do ano. O índice de aprovação é de 83%, com 13,1% que o desaprovam. É uma boa notícia para Igor Normando, ex-secretário estadual de Cidadania e filiado ao MDB em março, quando foi lançado como pré-candidato à prefeitura por Barbalho.
A aprovação do presidente Lula chega a 54,2%, depois de ter variado negativamente de 57,9%, em janeiro, para 48,4%, em fevereiro. O percentual de desaprovação alcança 42,1%. A taxa de aprovação é maior que o percentual de votos válidos recebidos por Lula na capital paraense em 2022, 50,28%.
O levantamento do Doxa foi realizado entre os dias 28 de maio a 1º de junho de 2024, com uma amostra de 1.000 entrevistas. A margem de erro estimada é de 3,1 pontos e a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº PA-07388/2024.