Pesquisa eleitoral do Instituto Real Time Big Data divulgada nesta terça-feira (4) mostra a atual prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), liderando a disputa, com 33% de intenções de voto. Em seguida aparece a deputada federal Ione Barbosa (Avante), com 23%.
O ex-deputado federal Júlio Delgado (MDB) chega a 11%, o também ex-parlamentar Charlles Evangelista (PL) tem 7% das intenções de voto e o deputado estadual Isauro Calais (Republicanos) aparece com 6%. Lorene Figueiredo (PSOL) tem 2% e a professora Victória Mello (PSTU) anota 1%. Brancos e nulos totalizam 10% e não souberam ou não quiseram responder 7% dos eleitores entrevistados.
Te podría interesar
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Margarida Salomão é citada por 9%, enquanto Ione Barbosa é mencionada por 4%. Charlles Evangelista tem 2% e o ex-prefeito Wilso Rezato é lembrado por 1%, mesmo percentual de Júlio Delgado.
A pesquisa do Real Time Big Data ouviu 800 eleitores entre 31 de maio e 1º de junho e a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-09439/2024.
Eleição em Juiz de Fora
O favoritismo na cidade, uma das mais importantes de Minas Gerais, é da prefeita Margarida Salomão, que busca costurar uma coalizão eleitoral que inclua não só os partidos esquerda e centro-esquerda como também algumas legendas do Centrão.
No campo do bolsonarismo, Charlles Evangelista, que não conseguiu se reeleger como deputado federal, deve ser o candidato do grupo. Ex-assessor da presidência na Copasa, estatal do governo estadual liderado por Romeu Zema (Novo), ele espera que sua chapa possa contar com a ex-secretária de Estado de Desenvolvimento Social Elizabeth Jucá, também do Novo, como vice, embora ela ainda se apresente como pré-candidata.
A deputada federal Ione Barbosa (Avante), ex-delegada, também é de uma legenda que faz parte da base do governador, e procura um candidato a vice que possa ampliar seu alcance político. Embora não seja alinhada automaticamente com a extrema direita, tem base no eleitorado conservador e pode avançar no segmento.
Júlio Delgado, além de ser ex-deputado federal, é filho do ex-prefeito da cidade Tarcísio Delgado. Até meados de maio trabalhava como assessor do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), mas teve que se desvincular por conta da pré-candidatura. Mesmo com a proximidade, não deve contar com o apoio da legenda de Pacheco, já comprometida a apoiar Margarida Salomão.
Em 2022, o presidente Lula teve 56,09% dos votos válidos no segundo turno em Juiz de Fora, enquanto Jair Bolsonaro alcançou 43,91%. Romeu Zema teve 55,27% dos votos válidos na cidade, em uma eleição que acabou no primeiro turno, com Alexandre Kalil (PSD) recebendo 33,69%.