ELEIÇÕES 2024

Nova pesquisa eleitoral deixa bolsonaristas em desespero no Rio de Janeiro

Segundo consulta da Futura Inteligência, o atual prefeito Eduardo Paes está 35 pontos à frente de Alexandre Ramagem

Eduardo Paes, prefeito do Rio.Créditos: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

O instituto Futura Inteligência divulgou nesta terça-feira (28) uma pesquisa sobre as eleições municipais do Rio de Janeiro que deixou o bolsonarismo em completo desespero. Acontece que o atual prefeito Eduardo Paes (PSD), que concorre à reeleição, está 35 pontos na frente de Alexandre Ramagem (PL), aliado de primeira ordem de Jair Bolsonaro (PL).

Ramagem chegou a ser nomeado diretor-geral da Polícia Federal por Jair durante seu mandato presidencial. Depois disso, teve seu nome vinculado ao escândalo conhecido como “Abin paralela”, em que a Agência Brasileira de Inteligência, ou setores dela, foram manobrados para atender a interesses pessoais e políticos do ex-presidente, dos seus filhos e aliados.

Como deputado federal, Ramagem também esteve entre os 25 deputados bolsonaristas que votaram na CCJ da Câmara para soltar Chiquinho Brazão, apontado pela PF como mandante do assassinato de Marielle Franco. Na sequência, manteve o voto em plenário.

Na consulta, que versou sobre as intenções de votos em primeiro turno, Paes marcou 44,1% da preferência dos entrevistados. Ramagem veio logo a seguir com 9% e está em empate técnico com Tarcísio Mota (PSOL), que marcou 7,8%.

O trio é seguido por Martha Rocha (PDT) com 5%, Otoni de Paula (MDB) com 3,4% e Cyro Garcia (PSTU) com 2,4%. Com 1% ou menos figuram, em ordem decrescente: Rodrigo Amorim (União Brasil), Pedro Duarte (Novo), Marcelo Queiroz (PP) e Dani Balbi (PCdoB).

Brancos e nulos somaram 14,7% e os indecisos foram 10,4% dos entrevistados.

A pesquisa ouviu mil pessoas por meio de entrevistas telefônicas assistidas por computador. Ainda que divulgados na presente data, os dados foram coletados entre 11 e 22 de abril. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou menos.